Comunicação Científica
PERCEPÇÕES DO USO DE JOGOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA | |
Denise Maria Pallesi, Narjara Boppré Philippi, Marcelo Souza Motta |
O LIVRO DIDÁTICO E O ENSINO DO CONCEITO DE NÚMERO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Lorena Ramirez Ramos, Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais |
DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA | |
João Victor Badoco, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Renato Francisco Merli |
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA DE ADIÇÃO | |
Maria Helena Macedo da Silva, Rosiane Novais da Costa, Eliane Maria de Oliveira Araman |
MARIA MONTESSORI E O SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL: O MATERIAL DOURADO EM FOCO | |
Luiza Destefani Alves, Luciane Ferreira Mocrosky |
A COMUNICAÇÃO NAS AULAS DE MATEMÁTICA: ASPECTOS ESTÉTICOS DA LINGUAGEM VISUAL | |
Rafaela Spada Poleti, João Carlos Pereira Moraes |
FUNÇÕES EXECUTIVAS NO PROCESSO DE RESOLUÇÃO DE TAREFAS DE EQUAÇÃO DO 1° GRAU | |
Dyana Grazielli Altomani Braga, Jader Otávio Dalto |
ARQUIMEDES E RIEMANN TINHAM PENSAMENTO COMPUTACIONAL? REFLEXÕES E CONSIDERAÇÕES A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA TEÓRICA | |
Felipe de Oliveira Teixeira |
MOBILIZAÇÃO DE FUNÇÕES EXECUTIVAS NA RESOLUÇÃO DE TAREFAS DE EQUAÇÃO DO SEGUNDO GRAU | |
Victor Hugo Camargo Corrêa, Jader Otávio Dalto |
CONTRIBUIÇÃO DA EXTENSÃO PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM LEVANTAMENTO NAS ÚLTIMAS DUAS EDIÇÕES DO EPREM | |
Gabrielle Thais Werle, Felippe da Silva Groth, Susimeire Vivien Rosotti de Andrade, Eloisa Rosotti Navarro |
O ENSINO PROBLEMATIZADOR EM MAJMUTOV: CONTRIBUIÇÕES PARA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Edilson de Araújo dos Santos, Caroline Verza de Carvalho França, Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes |
PESQUISAS QUE VERSAM SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO | |
Cibelli Batista Belo, Tania Teresinha Bruns Zimer |
UM BREVE PANORAMA DE ALGUMAS PESQUISAS ENVOLVENDO O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS E AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | |
Mariana Machado, Renata da Silva Dessbesel, Edinéia Zarpelon |
MODELAGEM MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO DE UM SUJEITO COMPLEXO: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS | |
Laynara dos Reis Santos Zontini, Isabela de Fátima Halila Marcondes |
CONCEPÇÕES DE DOCENTES DE MATEMÁTICA SOBRE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS MANIPULÁVEIS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA RELAÇÃO COM O SABER | |
Adriene de Lima Ferreira, Valdete dos Santos Coqueiro, Wellington Hermann |
PESQUISAS EM EDUCAÇÃO STEM / STEAM E MODELAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO BRASILEIRO | |
Ariely Aparecida Caruzo, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
ENSINO-APRENDIZAGEM DE JUROS SIMPLES VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA | |
João Alessandro da Luz, Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Wilian Barbosa Travassos, Marcelo Carlos de Proença |
UM OLHAR SOBRE O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Thiago Sawada, Bianca De Oliveira Martins, Rudolph dos Santos Gomes Pereira, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA NO ENSINO DE MATEMÁTICA E AS DIMENSÕES DA RELAÇÃO COM O SABER | |
Maísa Regina Baldicera, Wellington Hermann |
ARTICULAÇÕES ENTRE A UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO GEOGEBRA E SABERES MATEMÁTICOS MOBILIZADOS EM TAREFAS EXPLORATÓRIAS | |
Lucas Umberto Desante Lopes |
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO DOS ANAIS DOS DOIS ÚLTIMOS SIPEM E ENEM | |
Jéssica Daiane Silva, Neila Tonin Agranionih |
O ESTADO DA ARTE DAS PESQUISAS BRASILEIRAS A RESPEITO DO CÁLCULO MENTAL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I | |
Thiago Samuel de Pinho Cordeiro, Maria Gabriela Força Soares, Sandra Regina D'Antonio Verrengia, Lucilene Lusia Adorno de Oliveira |
JOGOS E O ENSINO DE CONCEITOS GEOMÉTRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Victória Izabelle Garcia Amaral, Edilson de Araújo dos Santos |
REVISITANDO ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA: ALGUMAS REFLEXÕES | |
Rosangela Ramon, Nagmar FERREIRA DE SOUZA |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM PARA O ESTUDO DA ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE | |
Gabriela Helena Geraldo Issa Mendes |
UM OLHAR PARA A ESCOLHA DO TEMA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Rosangela Maria Kowalek, Élida Maiara Velozo de Castro |
LEITURA DE MUNDO:UM OLHAR NA PERSPECTIVA FREIRIANA PARA PRÁTICAS MATEMÁTICAS COM ESTUDANTES DE UM 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Adriéli Aline Duarte, Fernanda Marchiori Grave, Clodis Boscarioli, Rodolfo Eduardo Vertuan |
ABORDAGENS DO LESSON STUDY PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE LITERATURA NO SILSEM | |
Tania Teresinha Bruns Zimer, Milena Schneider Pudelco, Eduarda de Almeida Gomes Bernardo |
A MOBILIZAÇÃO DE CAPACIDADES CIENTÍFICAS EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA COM EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | |
Paulo Henrique Hideki Araki, Lilian Akemi Kato |
A PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO PARANÁ DE 2013 A 2022 | |
Marceli Behm Goulart, Maria Tereza Carneiro Soares |
UM OLHAR PARA PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE ARTICULAM HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E MODELAGEM MATEMÁTICA SEGUNDO TRABALHOS BRASILEIROS | |
Ana Caroline Frigéri Barboza, Lilian Akemi Kato |
DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO EM PRÁTICAS DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Marcia Aparecida Pacheco, Márcio André Martins, Dionísio Burak |
UM LEVANTAMENTO DOS ANAIS DO EPREM SOBRE A MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL EM UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA | |
Gabrielle Thais Werle, Adiana Indreli, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS DE ESCALONAMENTOS EM UM CURSO DE BACHARELADO EM FÍSICA NO CONTEXTO DO EAMvRP | |
Laís Vitória Lazarini, Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Caleb da Silva Araujo Campelo, Marcelo Carlos de Proença |
O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Felipe Da Silva Fadel, Heloísa Silva, Renato Francisco Merli |
FUNÇÃO AFIM NO ENSINO SUPERIOR: UM PANORAMA DE TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS | |
LEONARDO FERREIRA ZANATTA, VERIDIANA REZENDE |
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO EPREM | |
Joice Marisa Vendruscolo Carpenedo, Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Rian Lopes de Lima |
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: JOGOS DE LINGUAGEM DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Michelle Fernanda da Silva, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa |
ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): UMA REVISÃO DE LITERATURA | |
Talia Haas, Lucia Virginia Virginia Mamcasz-Viginheski, Sani de Carvalho Rutz da Silva |
MAPEAMENTO DE PRODUÇÕES CIENTÍFICAS SOBRE LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA PRIMEIRA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Renata Penteado, Everton José Goldoni Estevam |
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E INCLUSÃO: UM PROJETO DE EXTENSÃO DE VIDEOAULAS DE MATEMÁTICA – ACERMAT | |
Marta Rejane Proença Filietaz, Edna Sakon Banin, Samuel de Oliveira Rocha, Eduardo Gonçalves Freitas |
ENSINO, TECNOLOGIAS DIGITAIS E INCLUSÃO: UMA ANÁLISE DOS TRABALHOS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Gabrielle Thais Werle, Cassia Raquel dos Santos Borges, Vanessa Lucena Camargo de Almeida Klaus |
MAPEAMENTO: SURDEZ E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Lais Gabrielle Barboza Maciel, Gabriel dos Santos e Silva |
ANSIEDADE MATEMÁTICA NOS ANAIS DO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DOS ÚLTIMOS 10 ANOS | |
Charles José Augustus de Lima Mendes, Marieli Vanessa Rediske de Almeida |
A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIA DIGITAL COMO POSSIBILIDADE PARA INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: DA REVISÃO DE LITERATURA A APRESENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA NA PLATAFORMA GENIA | |
Flávia Manuella de Almeida Ksiaszczyk, Maurício Paiva da Silva, Érica Oliveira dos Santos, Marco Aurélio Kalinke |
A PRESENÇA DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA NO ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Ivan Kuelkamp Silveira, Paulo Wichnoski, Vânia de Fatima Tluszcz Lippert |
REPRESENTAÇÕES REALIZADAS POR ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DURANTE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM | |
Samuel Jefté VAZ DOS SANTOS, Jeniffer Paula da Cruz |
ATIVIDADES DE MATEMÁTICA EM SALA DE AULA E A ESCOLHA DE ALUNOS DO 8ºANO: PARADIGMA DO EXERCÍCIO OU CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÃO? | |
Marina Cunha Ferreira Gaioto |
AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA CONSTITUIÇÃO DOCENTE DOS DEPARTAMENTOS DE MATEMÁTICA DA UFPR E UTFPR: UMA BREVE COMPARAÇÃO | |
Henzo Gabriel dos Santos de Oliveira, João Carlos Pereira de Moraes |
GEOMETRIA DOS FRACTAIS EM PESQUISAS BRASILEIRAS: APROXIMAÇÕES COM A SALA DE AULA | |
Arielle Rodrigues, Guilherme Oliveira Santos, Luan Padilha, Mariana Moran |
PARA UMA CONSCIÊNCIA MATEMÁTICA CRÍTICA | |
Caio Cesar Valêncio Moreira, Lourdes Maria Werle de Almeida |
FORMAR PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA O CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O JÚRI SIMULADO COMO ESTRATÉGIA | |
Emilly Gonzales Jolandek, Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Fábio Alexandre Borges |
DISCUTINDO O CONCRETO E O ABSTRATO NA MATEMÁTICA | |
Lucas Gabriel Silva Rodrigues de Jesus, Caio Cesar Valêncio Moreira, Aline Vilas Boas Ribeiro de Paula, Lourdes Maria Werle de Almeida |
NARRATIVAS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: TESSITURAS E DIÁLOGOS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS REMEMORADAS DE UM PROCESSO FORMATIVO | |
Luciana Xavier Morais dos Santos, Mirian Maria Andrade Gonçalez |
UM ESTUDO DAS EXPECTATIVAS QUE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA TÊM DA PROFISSÃO DOCENTE | |
Carolina Marangoni da Silva, Wellington Hermann, Loyse Rafaela Perin da Rocha |
AS DISCIPLINAS REVISIONAIS COMO UMA POLÍTICA DE PERMANÊNCIA | |
Bruna Camila Alonso Martin Martins, Luciano Ferreira, Talita Secorun Santos |
PERCURSOS DE ESTUDO E PESQUISA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA | |
Camila Bonini Araújo Cassoli, Luan Padilha dos Santos, Mariana Moran Barroso |
A MATEMÁTICA DA CATAPULTA E O USO DE TECNOLOGIA DIGITAL | |
Flavio Lima de Souza, Robson Aparecido Ramos Rocha, Rosângela Maria Kowalek, Lourdes Maria Werle de Almeida |
PROBLEMAS DESENCADEADORES DE APRENDIZAGEM DE OPERAÇÕES ARITMÉTICAS NA ORGANIZAÇÃO DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA | |
Fabiana de Albuqueque Gosmatti, Flávia Dias de Souza |
IDENTIFICANDO MISCONCEPÇÕES EM UM TESTE DIAGNÓSTICO DE CONCEITOS DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL | |
Kassiana Schmidt Surjus, Maria de Lourdes Werle de Almeida |
AÇÕES DOCENTES E DISCENTES EM UMA AULA REMOTA DE MODELAGEM MATEMÁTICA: UM PROCESSO DESCRITIVO | |
Caio Juvanelli, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM MAPEAMENTO DE TESES E DISSERTAÇÕES | |
Pamela Gonçalves, Dulcyene Maria Ribeiro |
UMA PROPOSTA DIDÁTICA A PARTIR DO JOGO ADIVINHO INDISCRETO PARA UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
João Paulo Chiari de Gasperi, Wallace Carlos Rodrigues, Carolina Cavalcante de Oliveira, Vanessa Cristina Rhea |
AFETIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR: PARA ALÉM DO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, UMA QUESTÃO DE GÊNERO. | |
Beatriz Borba Guergolet, Elisangela de Campos |
UMA CLASSIFICAÇÃO EM SABERES DOCENTES DE GESTÃO DA MATÉRIA DE AÇÕES DOCENTES OBSERVADAS EM UMA OFICINA SOBRE O FRACTAL ILHA DE KOCH | |
Vanessa Cristina Rhea, Geralda Neri Santana, Valdete dos Santos Coqueiro, Mariana Moran Barroso |
PROCESSOS DE SIGNIFICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: SEMIOSES ORIENTADAS E TRANSFORMADAS NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE MATEMÁTICA | |
Thiago Fernando Mendes |
O VAIVÉM COMO OPORTUNIDADE DE APRENDIZAGEM NO IFPR-CAPANEMA: UM OLHAR PARA AS PRODUÇÕES ESCRITAS DE BEN STOLL | |
Gabriel dos Santos e Silva, Ani Tais Witt |
ENSINO DE ESTATÍSTICA & RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES | |
Giane Correia Silva, Rodrigo Felipe Alessi |
EXPLORANDO A TAXA DE CÂMBIO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA COM QUESTÕES DO PISA | |
Darlini Ribeiro Marino, Renata Graciele Batista Rodrigues, Talita Canassa Weber |
METODOLOGIAS ATIVAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O QUE SE EVIDENCIA DAS PESQUISAS REALIZADAS NO ÚLTIMO TRIÊNIO? | |
Aline Mainardes, Ana Lúcia Pereira, Fábio Antônio Gabriel |
CAMINHOS DA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA GUIADOS PELA INTUIÇÃO, A IMAGINAÇÃO E A VISUALIZAÇÃO | |
Alessandra Hendi dos Santos, Lucimar Donizete Gusmão, José Carlos Cifuentes |
A AUTOAVALIAÇÃO ESCOLAR: UM ESTUDO | |
Miguel Dancini, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
A GEOMETRIA DA PRINCESA FENÍCIA DIDO: UMA TRAJETÓRIA HIPOTÉTICA DE APRENDIZAGEM PARA O ENSINO DE MAXIMIZAÇÃO DE ÁREAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
DANILO AUGUSTO FERREIRA DE JESUZ, Julio Cezar Rodrigues de Oliveira, Gilcimar da Cruz Leal |
INVESTIGAÇÕES SOBRE O CONHECIMENTO DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA: EVIDÊNCIAS NOS ANAIS DO EPREM | |
Bruna Carolina Mascotte, Marieli Vanessa Rediske de Almeida, Rian Lopes de Lima |
ENSINO DE MATEMÁTICA E DEFICIÊNCIA VISUAL: UM MATERIAL PARA A DIVISÃO DE FATORIAIS | |
Taimara Mikieta de Paula, Maria Ivete Basniak |
A EDUCAÇÃO DO CAMPO E AS TENDÊNCIAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Jaderson Luiz Marques, Amauri Jersi Ceolim, Alessandra Augusta Pereira da Silva |
OBJETOS DE APRENDIZAGEM: O USO DA PLATAFORMA GENIA PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE E SEUS EFEITOS EM SALA DE AULA | |
Letícia Carla Carvalho, Anne Maiara Anne Maiara Seidel Luciano, Rafael Strogenski Silva Soares, Marco Aurélio Kalinke |
UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE DESENHO GEOMÉTRICO COM MANDALAS: INSPIRAÇÕES A PARTIR DE UMA NARRATIVA | |
Alzira Akemi Kushima, Mirian Maria Andrade |
APONTAMENTOS DA LITERATURA SOBRE DIFICULDADES REFERENTES A MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA | |
Rodrigo Eber de Almeida, Everton José Goldoni Estevam |
UM ESTUDO DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE UMA PROVA-ESCRITA-EM-FASES EM AULAS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO | |
Leticia Thais Keil, Gabriel dos Santos e Silva |
INVESTIGAÇÃO DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS AO SE TRABALHAR COM PROJETOS DE FOGUETES: UM ENSAIO SOBRE A MOBFOG | |
Denise Schwendler |
PROBLEMA PROPOSTO E PROBLEMA RESOLVIDO: UM ESTUDO A PARTIR DAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA PROVA-ESCRITA-EM-FASES | |
Jessica Aparecida Borssoi Zanquim, Gabriel dos Santos e Silva |
MAPEAMENTO SOBRE A UTILIZAÇÃO DO GUIA EDUTEC NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO | |
Rodrigo Felipe Alessi, Luciane Grossi, Emerson Blum Corrêa |
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: ANÁLISE DE UMA TAREFA DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL | |
Anna Luiza Alino dos Santos, Eliane Maria de Oliveira Araman, Marcos Gabriel Buzatto Moreira Bueno |
METANÁLISE SOBRE IDENTIDADE PROFISSIONAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM TRABALHOS DO EPREM (2014-2022) | |
Mariangela Deliberalli, Tiago Emanuel Klüber, Clodis Boscarioli |
INVESTIGANDO O DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM GAMIFICADOS DE MATEMÁTICA EM UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO | |
Taniele Loss, Marcelo Souza Motta, Tarliz Liao |
UMA ANÁLISE DE PRODUÇÕES SOBRE MODELAGEM MATEMÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES | |
Emanueli Pereira |
TABUADA PITAGÓRICA COMO MATERIAL DIDÁTICO: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS | |
Lorena Silva de Souza, Emilly Gonzales Jolandek |
COMUNIDADES DE PRÁTICA COMO ESPAÇOS PROFÍCUOS PARA A MOBILIZAÇÃO DE CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Talisson Fernando Leiria, Cristiane dos Santos Oliveira |
MATERIAIS DIDÁTICOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ASSUNTOS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA A PARTIR DO LESSON STUDY | |
Gustavo Cazaroli de Melo, Gabriely Lemes de Lacerda, Tania Teresinha Bruns Zimer |
A CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM MOVIMENTO FORMATIVO COM PROFESSORAS NA PERSPECTIVA DA CRIATIVIDADE | |
Priscila Gleden Novaes da Silva, Rodolfo Eduardo Vertuan, Clodis Boscarioli |
ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS PUBLICAÇÕES DO EPREM | |
Natalia Cristina Araujo Taques, Marieli Vanessa Rediske de Almeida |
O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA | |
Aline Beatriz Noveli, Layana Anderson, Emerson Tortola |
O CONHECIMENTO DO CONTEÚDO DO PROFESSOR QUE LECIONA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | |
Dulce Stela Schramme, Neila Tonin Agranionih |
IMPACTOS DOS GRUPOS DE EXTENSÃO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | |
Luciana Figueiredo Lacanallo-Arrais, Jhenifer Licero Schuete Silva, Maria Luiza Evangelista Gil, Edilson de Araújo dos Santos |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES NO ÂMBITO DA MATEMÁTICA: UM DIÁLOGO ENTRE PROFESSORAS DA REDE FEDERAL E MUNICIPAL | |
Luiza Gabriela Razêra de Souza, Marily Aparecida Benício, Lucas Anedino de Souza, Lidiane Lara da Luz |
ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA EM UMA TAREFA DO PISA | |
Rafael Batista Gibellato, Pamela Emanueli Alves Ferreira |
A MATEMÁTICA NOS ANAIS DO CONGRESSO DE LEITURA (COLE) | |
Sibeli da Rosa da Rocha, Elenilton Vieira Godoy |
UM PANORAMA DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS DA ÁREA DE ENSINO QUE RELACIONAM QUÍMICA E MATEMÁTICA | |
Juliane Washov Pereira, Veridiana Rezende, Marli Schmitt Zanella |
UM PANORAMA DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA COM A INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA PUBLICADOS NO EPREM | |
Vânia de Fatima Tluszcz Lippert, Ivan Kuelkamp Silveira, Paulo Wichnoski |
ANÁLISE ESTATÍSTICA NAS SEIS PRIMEIRAS RODADAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2024 - SÉRIE A | |
Gabriel Rodrigues da Silva, Lúcia Virgínia Mamcasz-Viginhescki, Thalles Horn |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): UMA ANÁLISE DAS FUNÇÕES DE GREEFRATH NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE | |
Ariel Cardoso Silva, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Souza |
DESPERDÍCIO DE ÁGUA DAS GARRAFINHAS DE USO INDIVIDUAL: O RELATO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UM SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Guilherme Zanette, Rodolfo Eduardo Vertuan |
UTILIZAÇÃO DO DESENHO AUXILIADO POR COMPUTADOR NA ANÁLISE DE TEORIAS DE GEOMETRIA E TRIGONOMETRIA: O CASO DO IFPR – CAMPUS TELÊMACO BORBA | |
Sophia Lima Eler, Cristian Cristian Dekkers Kremer |
Relato de Experiência
ENSINO DO CONCEITO DE PERÍMETRO DE RETÂNGULO VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rafael Machado Silva, Ana Beatriz de Oliveira da Cruz, Marcelo Carlos Proença |
MODELAGEM MATEMÁTICA E EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O PROTAGONISMO DO ENSINO MÉDIO | |
Graziela Martins Jordão |
O USO ADAPTADO DA BLACK STORIES COMO PROPOSTA DIDÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE EQUAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Fernando Baleira Leão de Oliveira Queiroz, MAIKOL SHEIJE DOS SANTOS, JULIANA GONÇALVES DE CARVALHO E SILVA |
GEOMETRIA E ORIGAMI: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Maria Gabriela da Silva, Juliana Lourenço, Denise Sayuri Oda Nampo, Susimeire Vivien Rosotti de Andrade |
LADRILHAMENTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA | |
Bruna Caroline Caron De Siqueira, Isabelly Braga Cardoso, Mirian Maria Andrade, Ilma Aniceto |
UM OLHAR MATEMÁTICO PARA ADMINISTRAÇÃO DE CONTAS E COMÉRCIOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 9º ANO | |
João Bosco de Ramos Strozzi, Maria Lúcia Panossian, Mônica Sbalqueiro Costa, Wanessa Marques da Silva |
QUANDO AS CRIANÇAS PROBLEMATIZAM A VARIAÇÃO DA CHUVA NA AULA DE MATEMÁTICA - UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Maykon Jhonatan Schrenk, Rodolfo Eduardo Vertuan |
UMA ATIVIDADE EXPLORATÓRIA À GUISA DE UMA PARTICULARIDADE DO TEOREMA DE PICK: UM RELATO | |
Marcos Teixeira Alves, Paulo Wichnoski |
ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NA EJA: RELATO DE UMA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA | |
Elida Maiara Velozo de Castro, Matheus Eduardo Mohr |
DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REFERENTE AO CONTEÚDO DE JUROS SIMPLES E COMPOSTOS COM AUXÍLIO DO SOFTWARE EXCEL | |
Thalia Falquievicz Corassa, Vitória Fenilli Vidaletti, Tiago Emanuel Klüber |
O ENSINO DO TEOREMA DE TALES E O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UMA PERSPECTIVA SOBRE A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM MATEMÁTICA | |
Tatielen Demarchi, Alireza Mohebi Ashtiani |
ATIVIDADE PARA DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESTATÍSTICAS | |
Luís Funari Gomes, Rudolph dos Santos Gomes Pereira |
LITERATURA DE CORDÉIS E COMUNICAÇÃO EM MATEMÁTICA | |
Ademir Basso |
EXPLORANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCRATCH EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS | |
Ana Karen Gonçalves, Josemar da Silva de Oliveira, Edson dos Santos Cordeiro, Clodis Boscarioli |
CRESCIMENTO DAS UNHAS: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS | |
Karine de Oliveira, Emanuelly Cristina da Silva Oliveira, Emerson Tortola |
MODA E SIMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO CURSO TÉCNICO SUBSEQUENTE EM MODELAGEM DO VESTUÁRIO | |
André Lima Rodrigues, Laiana Pereira da Silveira |
ATIVIDADE DE MODELAGEM SOBRE A PONTE DE GUARDA-CHUVAS: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 7º ANO | |
Débora Carla Blanco Pinho, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
ARBORIZAÇÃO DE UM LOTEAMENTO: UMA EXPERIÊNCIA COM A MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Jeniffer Paula Cruz, Gislaine Ferreira Gomes, Karina Alessandra Pessoa Silva |
UM VOO PARA O ENSINO DA GEOMETRIA ESFÉRICA. PRONTOS PARA DECOLAR?! | |
Daiane Luisa Stahlhofer |
CIRCUITOS ELÉTRICOS NO CONTEXTO DO PIBID MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DE INVESTIGAÇÃO E PRÁTICA EM UMA AULA DE FÍSICA | |
Leicam Feroldi Martelo |
O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS COM ALUNOS DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ESTRATÉGIAS E HABILIDADES EMERGENTES | |
Lilian Paula Martins Lorençato |
AVALIAÇAO INTEGRADA EM MATEMÁTICA I - EMPREENDEDORISMO | |
Ademir Basso, Marelice Aparecida Bonato |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO CURSO TÉCNICO EM AGRONEGÓCIO | |
Elhane De Fatima Fritsch Cararo, Ivan Kuelkamp Silveira, Lenoar Eloi Cararo |
O DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPECTATIVAS X REALIDADE | |
Millena Cristina Carvalho Valeriano, Letícia Souza Bonzanini, Maria Eduarda Braga dos Santos, Vinicius Cavalcante Miranda, Paulo Henrique Rodrigues |
INTRODUÇÃO DE FUNÇÃO AFIM EM UMA TURMA DE 9° ANO ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | |
Maria Beatriz Back, Rosiane Novais da Costa, Andresa Maria Justulin |
TECNOLOGIA EM UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA: PHOTOMATH E FRAÇÕES GERATRIZES | |
Victória dos Santos de Oliveira, Júlia Bertuzzo Chesca |
É BRINCANDO QUE SE APRENDE: O USO DE JOGOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Érica da Silva Conrado |
INVESTIGANDO QUANTO TEMPO FALTA PARA O NATAL: UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL | |
Ana Caroline Zampirolli, Lilian Akemi Kato |
DIFICULDADES E DESAFIOS NA REALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA | |
Bianca Silveira, Neila Tonin Agranionih |
ITINERÁRIOS FORMATIVOS NO NOVO ENSINO MÉDIO: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA | |
Wellington Dias Dos Santos, Adriana Helena Borssoi |
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: PROBLEMATIZANDO AS AÇÕES DE UMA SALA DE AULA | |
Aline Cristina Barbosa da Silva, Heliza Colaço Góes |
A FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁXIS PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS SURDOS | |
Eduardo Amorim, Arielle Rodrigues Silveira, Sandra Regina D Antonio Verrengia |
A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE TRABALHO COM O TANGRAM | |
Isabela Bispo Araujo, Natalya Chiliga de Souza, Edilson de Araújo dos Santos, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais |
UTILIZAÇÃO DA KHAN ACADEMY: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA MAIS APRENDIZAGEM | |
Liliany Ramos Panzenhagen, Giovana Ramin Munhoz, Marcelo Souza Motta |
RECOMPOSIÇÃO DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL PARANAENSE MOYSÉS LUPION COM O USO DA PLATAFORMA MATIFIC PÓS PANDEMIA DO COVID-19 | |
Ane Caroline Costa Rodrigues, Paula Rogeria Lima Couto |
ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM AULAS DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL: DESPERDÍCIO DE ÁGUA EM UM BEBEDOURO DO COLÉGIO | |
Emerson Alves Rosa, Adriana Helena Borssoi |
POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO CONTEXTO DA HORTA ESCOLAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Ana Paula Gonzatto |
EXPERIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. | |
Scheila Valechenski Biehl, Marcos Teixeira Alves, Elisangela dos Santos Meza |
UMA EXPERIÊNCIA DOCENTE COM ALUNOS PREMIADOS NA OBMEP | |
Alice Carolina Silveira Zucho, Carla Baroni, Mateus Eduardo Salomão |
COZINHA EXPERIMENTAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM GRANDEZAS E MEDIDAS POR MEIO DE UMA SITUAÇÃO DESENCADEADORA DE APRENDIZAGEM | |
Edilaine Damann da Luz Silva, Luciana Boemer Cesar Pereira, Renata da Silva Dessbesel |
EXPLORANDO O DIVERTIDO CAMINHO DO APRENDIZADO: ENSINANDO AS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS DA MATEMÁTICA POR MEIO DO LÚDICO | |
Claudio Oliveira Furtado, Vania de Fatima Tluszcz Lippert |
ENSINO DE MATEMÁTICA POR MEIO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL PARA ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO | |
Mayara Gabrielly Da Silva, Bárbara Caroline Zanetti Borkowski, Fernanda Queiroz Da Silva Oliveira, Luciana Schreiner de Oliveira |
O ENSINO DE MATEMÁTICA EM SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL COM A UTILIZAÇÃO DE TAREFAS NÃO-ROTINEIRAS | |
Milene Aparecida Malaquias Cardoso |
ADAPTAÇÃO UNIVERSAL DE JOGO DE TABULEIRO “AVANÇANDO COM O RESTO” | |
Mariana furlan tissiani, Vanessa Largo, Aline Keryn Pin |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA PROPOSTA DE UM JOGO DE TABULEIRO ADAPTADO NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA | |
Vanessa Duartes da Silva, Vanessa Largo Andrade, Aline keryn Pin |
UTILIZANDO O DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM NA ADAPTAÇÃO DE UM JOGO DE TABULEIRO SOBRE FRAÇÕES | |
Amanda Ribeiro Ramalho, Vanessa Largo Andrade, Aline Keryn Pin |
DA CURIOSIDADE À EXPERIÊNCIA NA EXPLORAÇÃO MATEMÁTICA: O PLANEJAMENTO EM RESPOSTA AO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM | |
Paula Regina Raksa, Heliza Colaço Góes, Anderson Roges Teixeira Góes |
A interseção do Desenho Universal para a Aprendizagem e do Pensamento Complexo: Práticas pedagógicas transformadoras. | |
Paula Fernanda Gomulski Muniz, Heliza Colaço Góes, Anderson Roges Teixeira Góes |
ACERMAT COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: PRODUÇÕES DE VIDEOAULAS INCLUSIVAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Camila Trevisan, Luiz Fernando Theolem Martins, Edna Sakon Banin, Angelita Minetto Araújo |
O USO DO JOGO MAT CARDS COMO METODOLOGIA DE ENSINO DA MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Gabrielle Cristina De Souza Prazeres, Rubia Rafaely Vesentin, Juliana Gonçalves De Carvalho E Silva |
ENSINO DE POTÊNCIAS ATRAVÉS DO JOGO 'REINO NUMÉRICO DOS CÁLCULOS MÁGICOS': UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Fabrícia Aparecida Damaceno, Ana Karoline Skorei Dos santos, Juliana Gonçalves de Carvalho e Silva |
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA POR INTERMÉDIO DE INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR PARA AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Wanderson dos Santos Rodrigues, Tainara dos Santos Rodrigues |
MARATONA MATEMÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA ACADÊMICA | |
Thais Spannenberg Machado dos Passos, Carolina Pereira Lejambre, Heliza Colaço Góes, Eloisa Rosotti Navarro |
ESTUDO DE QUADRILÁTEROS, UMA ABORDAGEM COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS | |
Leticia Aparecida Lima, Poliana Ramos, Elhane De Fatima Fritsch Cararo |
A UTILIZAÇÃO DO ÁBACO EM UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: RELATOS DE ESTUDANTES A RESPEITO DE SUAS EXPERIÊNCIAS | |
Caio Juvanelli, Wellington Hermann, Marinez Meneghello Passos, Sergio de Mello Arruda |
ATIVIDADE EXPERIMENTAL VIA MODELAGEM MATEMÁTICA: FORMAÇÃO DE BIOGÁS ATRAVÉS DE RESÍDUOS ORGÂNICOS | |
Júlia Maria Alves Massoni, Yasmin Kailany Parro Alves, Karina Alessandra Pessoa da Silva |
UM DIZER FORMATIVO NO ENSINO DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL POR MEIO DA GRAVAÇÃO DE ÁUDIOS | |
Bárbara De Falchi, Marcele Tavares Mendes |
UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMÁTICA: O IMPACTO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI | |
Gabriel Silva Zuza, Leandro Blanco Laranjeira da Silva, Felipe Rodrigues da Silva, Jhony Henrique Zanella |
METODOLOGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM-AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Graziella Natali Machado, Andresa Maria Justulin |
A CRIPTOGRAFIA ATRAVÉS DA CAÇA AO TESOURO COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DO CAMPO | |
Amanda Barretos Barretos Lima Garuth |
ARTICULAÇÕES INTERDISCISCPLINARES (IM)POSSÍVEIS: ANTROPOLOGIA, FILOSOFIA DA DIFERENÇA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Thiago Nagafuchi |
FRAÇÃO COMO NÚMERO: UM RELATO DE IMPLEMENTAÇÃO REALIZADO COM ALUNOS DO CEEBJA | |
Kauana Tomasi |
OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR UMA PROFESSORA-FORMADORA ÀS PRÁTICAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA | |
Luciane Krul Laurindo, Emerson Rolkouski |
O PIBID E AS CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Patrícia Andressa Maieski |
PRÁTICAS EXTENSIONISTAS EM MATEMÁTICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Ana Maria Ferreira Santos, Valderez Aparecida Aluiz Amin, Maria Lucia Panossian |
A REPRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO (CoRe) COMO PROPOSTA DE ACESSO AO CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO NO ENSINO DE MATEMÁTICA | |
Jéssica Tomiko Araújo Mitsuuchi, Leonardo de Souza Beraldi, Emanuelle Costa Ibrahim |
ETNOMATEMÁTICA: DIÁLOGOS ENTRE DIFERENTES PRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE FRAÇÕES | |
Adriana da Silva Klippel, Midiã Barbosa, Marcos Lübeck, Rhuan Guilherme Tardo Ribeiro |
PRODUÇAO TEXTUAL E OUTRAS FORMAS DE AVALIAR EM EDUCAÇAO FINANCEIRA | |
Ademir Basso, Eduardo Pachaco |
TRAJETÓRIA DA JORNADA DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE MATEMÁTICA NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CURITIBA | |
Justina Inês Carbonera Motter Maccarini, Taniele Loss, Ana Paula Ribeiro, Luciana Zaidan Pereira |
A FUNÇÃO SOCIAL DA MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE UMA EXPERÊNCIA REALIZADA HÁ 10 ANOS | |
Emily Caroline Felix Cordeiro, Rafael Machado da Silva |
CAÇA AO TESOURO: UM TRABALHO NO PLANO CARTESIANO | |
Luiz Fernando Theolem Martins, Jhonattan Henrique Toniote, Ilma Aniceto |
GINCANA PBL (Project Based Learning) DE CRIATIVIDADE DO IFPR | |
Giancarlo de França Aguiar, Deise Leandra Fontana, Fábio Luiz Pessoa Albini, Ana Paula Delowski Ciniello |
MATEMÁTICA EM REPRESENTAÇÕES: O QUE OS/AS ESTUDANTES DO SEXTO ANO CONSIDERAM SOBRE O COMPONENTE | |
Cíntia Cristiane de Andrade, Larissa Klosowski de Paula, Roseane Almeida da Silva |
CONCEITOS MATEMÁTICOS ATRELADOS A UM PROJETO DE ROBÓTICA EDUCACIONAL: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 7° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Wynston Anunciado Olimpio, Ana Beatriz Oliveira da Cruz, Luiz Carlos Campana Sperandio, Glaucio Pedro de Alcantra |
PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADO: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM O JOGO DO PALITO NO ENSINO MÉDIO | |
Fernanda Queiroz da Silva Oliveira, Fernando Baleira Leão de Oliveira Queiroz, João Carlos Pereira de Moraes, Luciana Schreiner de Oliveira |
UMA EXPERIÊNCIA COM ROBÓTICA EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO | |
Luan Padilha dos Santos, Gabriel Luiz Nalon Macedo, Ana Caroline Frigéri Barboza, Glaucio Pedro de Alcantara |
COLETA DE DADOS NO FUTEBOL NO 8° ANO | |
Gabriela Stephanie Schmidt de Carvalho, Francisco Vasques Ferreira, Mônica Sbalqueiro Costa, Maria Lucia Panossian |
DO CONTO DE UM LIVRO A DESCOBERTA DO NÚMERO IRRACIONAL π (PI): RELATO DO DESENVOLVIMENTO DA PROPOSTA | |
Daniela Harmuch, Magna Natália Marin Pires, Jair Sozzo Junior, Emanuele Burgo Tiroli |
HABILIDADES METACOGNITIVAS DE ALUNOS DO 6º ANO EXPLORADAS POR MEIO DE TAREFAS MATEMÁTICAS | |
Juliana Aparecida Simão, Presley Araujo Franco, Marcele Tavares Mendes |
CONHECENDO A CIDADE EM UMA ATIVIDADE DE PENSAMENTO COMPUTACIONAL DESPLUGADA PARA AULAS DE MATEMÁTICA | |
Luiz Henrique Bahls, Gustavo Neves, Jocemar de Quadros Chagas |
DOBRAS QUE ENSINAM: INTEGRANDO ORIGAMIS NO ENSINO DE GEOMETRIA PARA OS ALUNOS DO NONO ANO | |
Camila Trevisan, Wiliana Alves Rosa, Maria Lucia Panossian, Regina Yuri Itonaga |
RELATO DE EXPERIÊNCIA: DESENVOLVIMENTO DE UMA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES COM TURMAS DO SEXTO ANO DO COLÉGIO ESTADUAL CÍVICO-MILITAR JARDIM MARACANÃ | |
Isadora de Oliveira Francisco Rodrigues, Amanda Ribeiro Ramalho, Eveline Freire Ferreira Ferrari |
O USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS PARA CRIAÇÃO DE ORÇAMENTO INDIVIDUAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Lucas Schechtel, Ana Lúcia Pereira, Emanueli Pereira |
“EU TINHA QUE ESTUDAR PORQUE NÃO QUERIA LOGRAR NINGUÉM NO TROCO”: INTERAÇÕES COM A EJA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA | |
Jocimara Rossa, Mirian Maria Andrade Gonçalez |
EXPLORANDO FUNÇÃO EXPONENCIAL COM A TORRE DE HANóI: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Andriele lucia Zimpel |
CONTRIBUIÇÕES DA ATUAÇÃO DOCENTE EM UM PROJETO EXTENSIONISTA PARA O ENSINO DE ROBÓTICA ATRELADO À MATEMÁTICA | |
Leonardo Deosti, Camila Bonini de Araújo Cassoli, Igor Rossi Fermo, Fabíola Martins da Silva |
INTRODUÇÃO A POTENCIAÇÃO, UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DO 6°ANO | |
MARESSA RIBEIRO CARVALHO, ALESSANDRA CRISTINA MARTINUCCI, MARÍLIA MELETTI DE ABREU PROBST, MAGNA NATALIA MARIN PIRES |
DESMISTIFICANDO CRENÇAS SOBRE A GEOMETRIA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO CURSO DE FORMAÇÃO DE DOCENTES | |
Sandra Regina D' Antonio Verrengia, Mariana Moran Barroso, Géssica Cristina Nicodemo Proença, Etienne Henrique Brasão Martins |
MODELAGEM MATEMÁTICA NO ESTUDO DA FUNÇÃO QUADRÁTICA: QUAL O MELHOR TEMPO PARA UMA CAMINHADA? | |
Tayná Alves Cardoso, Nathália Pereira Tietz, Daniela Barbieri Vidotti, Laís Maria Costa Pires de Oliveira |
UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A METODOLOGIA CONVERSAS NUMÉRICAS | |
Vinícios Gabriel Positz Haiduk, Gileade Trentin Detogni, Eduardo Furlan, Camila Heloiza da Silva |
O PAPEL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | |
Danilo Almeida Rodrigues, Ana Lúcia Pereira, João Carlos Pereira de Moraes |
O REPENSAR COLETIVO A RESPEITO DA PRÁTICA DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ENVOLVENDO AS FRAÇÕES | |
Brizza Maria Tereza Silva Dionizio |
POLÍTICAS PÚBLICAS DE DIRECIONAMENTO, AUXÍLIO AO INGRESSO E A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR | |
Eduarda Venturin Gnoatto, Eduardo Caragnato Lunardi, Pedro Henrique Belusso, Camila Heloiza Da Silva |
ANIMAÇÕES NO GEOGEBRA RELACIONADAS A ÁREA DE FIGURAS PLANAS | |
Adrieli Cristine Bueno, Camila Maria Koftun |
ENSINO EXPLORATÓRIO: ABORDAGEM DE UMA TAREFA PROMOTORA DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO COM ALUNOS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO | |
Fabio Dubiela Bahls, Juliana Hazt, Márcio André Martins |
Minicursos/Oficinas
MINICURSO - "O HOMEM QUE CALCULAVA E O CONTROLE DA INTUIÇÃO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS" | |
Rafael Adriano Ferreira Elesbão, Giane Correia Silva, Paula Soares Domingos |
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DO $AE-MAFIN | |
Camila Heloiza da Silva, Tiago Emanuel Klüber |
CONSTRUÇÃO DE DIORAMA: ARTE E PERSPECTIVA | |
Marco Berbet Antonio, Talita Secorun dos Santos, Kleverton Rhian dos Santos Prado, Luciano Ferreira |
ENSINO DE ALGUNS CONCEITOS DE GRUPOS E SUBGRUPOS POR MEIO DO CUBO MÁGICO | |
Rafael Figura Novato da Luz, Leandro Charava, Matheus Lima Ribeiro, Wilian Francisco de Araujo |
MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: VIVÊNCIA NA PERSPECTIVA DE BURAK | |
Laynara dos Reis Santos Zontini, Vanicleia Marinho de Melo Leonardi, Diego Dutra Zontini, Indiamara Marli Chvaitchuk |
A SIMULAÇÃO NO ENSINO DE MATEMÁTICA EM AMBIENTES EDUCACIONAIS | |
Adriana Helena Borssoi, Emerson Alves Rosa |
SITUAÇÕES-PROBLEMA MULTIPLICATIVAS: UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICA POR MEIO DE ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS E ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Adriana Maria Loss, Juliane Washov Pereira, Tainara Bandeira de Lemos, Veridiana Rezende |
MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES: PRÁTICAS DE ONTEM NA SALA DE AULA DE HOJE | |
Adriana Menegotto Nierri, Juliana Martendal Salla, Ruth Edite Cosme, Barbara Winiarski Diesel Novaes |
PRODUÇÃO DE MATERIAIS ASSISTIVOS 3D: UMA ABORDAGEM UTILIZANDO OS SOFTWARES TINKERCAD E ULTIMAKER CURA | |
Phelip Terres Zimmermann, Vanessa Largo Andrade, Aline Keryn Pin, Renato Francisco Merli |
MINICURSO: POSSIBILIDADES DE USO DA PLATAFORMA GENIA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA | |
Rafael Strogenski Soares, Letícia Carla de Carvalho, André Ricardo Antunes Ribeiro, Marco Aurélio Kalinke |
MATEMÁTICA AO AR LIVRE: POR ENTRE CÁLCULOS, TRILHAS E TECNOLOGIAS | |
Edineia Zarpelon, Janecler Aparecida Amorin Colombo, Élida Maiara Velozo de Castro |
IMBRICAÇÕES ENTRE OBRAS DE ESCHER E GEOMETRIAS NO 5°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL | |
Rosemeri Neves Neves de Souza, Mariana Moran, Luan Padilha |
PROGRAMAÇÃO EM SCRATCH, ROBÓTICA E PENSAMENTO COMPUTACIONAL: O QUE ISSO TEM A VER COM MATEMÁTICA? | |
Clodogil Fabiano Ribeiro dos Santos, Thalles Felipe Horn |
DISCUSSÕES SOBRE GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL POR MEIO DA CONSTRUÇÃO DO CENÁRIO ANIMADO CASA 3D NO GEOGEBRA | |
Camila Maria Koftun, Adrieli Cristine Bueno |
MULHERES TECENDO DIÁLOGOS ENTRE AS ÁREAS DE MATEMÁTICA E COMPUTAÇÃO | |
Luciane Krul Laurindo, Alessandra Hendi Santos |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .
ISSN: 2595-5578