Curitiba
setembro 26, 2024 – setembro 28, 2024
Histórico do evento
Encontro Paranaense de Educação Matemática é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Educação Matemática do Paraná (SBEM-PR). Em 2024 o evento será realizado em Curitiba, capital do Estado, em formato presencial, sob a responsabilidade e organização de uma comissão formada por pessoas docentes, pesquisadores e estudantes de Matemática de dois programas de pós-graduação em Ensino, o PPFGCET, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná e PPGECM, da Universidade Federal do Paraná.
O EPREM tem como objetivos: propiciar a interação entre pesquisadores e pesquisadoras em Educação Matemática, docentes que lecionam Matemática e acadêmicos dos vários cursos de Licenciatura em Matemática do Estado; discutir ações para a melhoria da qualidade do ensino de Matemática nos diferentes níveis de escolaridade; socializar experiências e possibilitar discussões concernentes à Educação Matemática no âmbito da Educação Básica e Superior; estimular a produção do conhecimento em Educação Matemática por meio da criação de grupos de estudo e pesquisa.
A última edição do EPREM em Curitiba aconteceu no ano de 1999. De lá para cá o evento percorreu várias cidades do Estado, contribuindo para a consolidação das políticas da Sociedade Brasileira de Educação Matemática no âmbito estadual. A volta da realização do evento na capital é de grande expectativa. A relevância do evento consiste na reunião de múltiplas intencionalidades, mas especialmente na aproximação da produção científica com a Educação Básica, um dos grandes desafios da academia e dos sistemas educacionais.
A SBEM-PR considera que a realização desses encontros periódicos favorece à necessária aproximação e integração dos diferentes atores da área de Educação Matemática, visando o crescimento e fortalecimento tanto da área da Educação Matemática quanto do Ensino da Matemática.
Com o tema “Mulheres no cenário da Educação Matemática paranaense”, pretende-se dialogar com as pessoas participantes do EPREM – Docentes da Educação Básica e Ensino Superior atuantes ou interessadas pela área de Educação Matemática; estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia; estudantes de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Ensino de Ciências e/ou Educação Matemática; pesquisadoras nacionais e estrangeiros atuantes na área de Educação Matemática; e profissionais de diferentes áreas atuantes no e/ou interessadas pelo ensino de Matemática nos diversos níveis de ensino – acerca da situação das instituições de ensino, do trabalho docente diante do novo cenário educacional. Nesse sentido, a programação do evento foi organizada com vistas a propiciar a reflexão e o debate no tocante aos diversos aspectos relacionados ao ensino e à aprendizagem da Matemática considerando a trajetória e o desenvolvimento profissional de educadoras matemáticas no âmbito estadual, bem como suas contribuições para o desenvolvimento da área.
Informações sobre a Conferência
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ISSN: 2595-5578