Sobre o Felimat

O Fórum Estadual de Licenciaturas em Matemática do Estado do Paraná (FELIMAT), em 2022, está na sua décima quinta edição e destina-se à socialização, estudos, discussões e reflexões sobre as problemáticas e aspectos que permeiam e intervêm na formação de professores de Matemática da Educação Básica, especialmente, a desenvolvida no contexto das Licenciaturas em Matemática.

Tema

Os impactos da BNC-Formação nas reformulações dos cursos de Licenciatura em Matemática

Objetivos do FELIMAT

O FELIMAT caracteriza-se pela promoção da reflexão coletiva e permanente das problemáticas e aspectos que permeiam e intervêm nos Cursos de Licenciatura em Matemática do Paraná. Partindo do pressuposto que, as ações e atividades desenvolvidas nos cursos são dinâmicas e influenciadas por distintos estamentos, particularmente, os associados às políticas educacionais e os derivados das novas demandas na sociedade.

Além disso, tem como objetivos:

GD1

Matriz curricular e práticas/ações de ensino, pesquisa e extensão: iniciativas, inovações e perspectivas
Coordenadora: Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL)
Relatora: Janecler Amorin Colombo (UTFPR - PB)

Objetivo
O objetivo do GD1 é debater como as Instituições de Ensino Superior (IES) do Paraná se posicionaram diante da Resolução 02/2019 (Diretrizes Curriculares para Formação de Professores); que ações já foram desenvolvidas e estão programadas para o futuro; como podemos mitigar os efeitos da BNC-Formação nos cursos de Licenciatura em Matemática.

Questões problematizadoras

Dinâmica
Antes do evento: Publicar na página do evento e encaminhar a Ementa e as questões problematizadoras para cada IES do Paraná que tem cursos de Licenciatura em Matemática. Solicitar que essas instituições encaminhem por escrito as respostas para as referidas questões (uma semana antes do evento).
Durante o evento:
8h00 as 10h00 – Reservar 10 minutos para cada IES relatar aspectos considerados relevantes, tendo em conta as questões problematizadoras.
10h20 as 12h00 – Propostas de encaminhamento do GD para a Plenária do FELIMAT e para o Fórum Nacional.

GD2

Objetos tecnológicos e sujeitos sociais: implicações para a formação inicial de professores de matemática
Coordenador: Marcelo Motta (UTFPR - Curitiba)
Relatora: Renata Camacho Bezerra (Unioeste – Foz do Iguaçu)

O GD 2 tem por objetivo analisar a utilização de artefatos tecnológicos digitais nos cursos de Licenciatura em Matemática a partir dos impactos envolvendo a BNC-Formação. Também será proposta uma discussão acerca do pensamento computacional e a construção de objetos de aprendizagem, por meio da utilização de softwares de programação visual.

GD3

Residência Pedagógica, PIBID e Estágio Curricular Obrigatório: entendimentos e práticas
Coordenadora: Línlya N. S. C. de Barbosa (UTFPR – Cornélio Procópio)
Relator: Sandra Regina D'Antonio Verrengia (UEM – Maringá)'

Objetivo
O GD 3 tem por objetivo discutir o cenário atual dos estágios supervisionados, do Programa Residência Pedagógica (PRP) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) nos cursos de Licenciatura em Matemática frente às orientações da Resolução CNE/CP n° 2 de 2019, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação).

Questões problematizadoras

GD4

Ingresso, evasão e permanência nos cursos de Licenciatura em Matemática
Coordenador: Thiago Ferraiol (UEM – Maringá)
Relator: Luciano Ferreira (Unespar – Campo Mourão)

O GD 4 – Ingresso Evasão e Permanência tem por objetivo discutir as características dos cursos de licenciatura em matemática do Paraná, as condições sociais e formativas dos ingressantes, identificar as principais razões das altas taxas de evasão, debater formas de resolver este problema, propondo ações para garantir a permanência e uma formação de qualidade aos estudantes.

Nos primeiros anos de existência do GD, as discussões focaram principalmente em fatores internos aos cursos de licenciatura (estrutura curricular, em especial as disciplinas do primeiro ano do curso, questões didáticas e filosóficas relacionadas à formação do professor formador, entre outras). Com o aprofundamento da crise econômica, com a degradação das condições de vida de boa parte da população, com os cortes orçamentários, tem ficado mais evidente a necessidade de compreender de forma mais detalhada as interferências externas que impactam na problemática da evasão.

Desta forma, neste GD buscamos também discutir as razões políticas e econômicas que tem levado à criação de leis que alteram a carreira docente e a estrutura curricular, as fontes e as formas de financiamento do ensino superior, a abertura para a mercantilização da educação através da expansão do ensino privado, especialmente dos cursos à distância, entre outras.

GD5

Ensino de Matemática na Educação Inclusiva: perspectivas atuais nos cursos de Licenciatura em Matemática
Coordenador: Clélia M. I. Nogueira (Unespar/Unioeste)
Relatora: Francielli C. Agostinetto (Unioeste - Cascavel)

O GD5 tem por objetivo identificar as possibilidades de inserção de temas relacionados à Educação Inclusiva em diferentes disciplinas que compõem o Curso de Licenciatura em Matemática; discutir as possibilidades de criação de disciplinas específicas para abordar temas alusivos à Inclusão nos cursos de Licenciatura em Matemática; identificar quais temas vinculados à Inclusão devem ser trabalhados nas disciplinas específicas de Educação Inclusiva nos cursos de Licenciatura em Matemática.

Contribuições para a comunidade acadêmica e escolar

O evento é formado, fundamentalmente, por grupos de trabalho que estudam, discutem, analisam e compartilham experiências em questões relevantes que permeiam o processo de formação dos professores de Matemática. Os resultados obtidos nos grupos de trabalho são compartilhados com todos os envolvidos, por meio de plenárias, e também com a comunidade universitária através da publicação e divulgação dos anais do evento. Tais resultados também fomentam as discussões desenvolvidas no Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática.

As discussões servem como parâmetros no processo de desenvolvimento de estratégias que visam impactar a qualidade dos cursos de Licenciatura em Matemática das instituições de ensino superior do estado do Paraná. Impactando, por exemplo, na permanência dos alunos no curso de Licenciatura em Matemática, na aproximação entre a teoria e a prática, por meio do estágio supervisionado, na inserção do licenciando na pesquisa, etc.

Contexto e Histórico

Considerando as especificidades que permeiam o processo formativo do professor de matemática e, buscando contribuir com o avanço das discussões desenvolvidas no âmbito da Educação Matemática brasileira e da implementação da Políticas Públicas Educacionais, especialmente, em relação aos Cursos de Licenciatura em Matemática, a regional paranaense da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM), desde 2002, organiza o FELIMAT (Fórum Estadual das Licenciaturas em Matemática do Paraná) em diferentes instituições de ensino superior do estado.

Os resultados provenientes das discussões desenvolvidas no FELIMAT, atualmente, além de fomentarem ações desenvolvidas nas instituições paranaenses, também contribuem com a capilarização do Fórum Nacional de Formação Inicial de Professores que Ensinam Matemática.

I FELIMAT
organização: Universidade Estadual de Londrina (UEL)
local: Londrina
data: 20 e 21 de junho de 2002

II FELIMAT
organização: Centro Técnico-Educacional do Oeste Paranaense (CTESOP – Unimeo)
local: Assis Chateaubriand
data: 2007

III FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
local: Foz do Iguaçu
data: 29 e 30 de maio de 2008

IV FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro)
local: Guarapuava
data: 16 e 17 de setembro de 2009

V FELIMAT
organização: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
local: Ponta Grossa
data: 28 de fevereiro de 2011
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat005.pdf

VI FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
local: Cascavel
data: 17 e 18 de maio de 2012
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat006.pdf

VII FELIMAT
organização: UTFPR – Campus de Toledo
local: Toledo
data: 16 e 17 de maio de 2013
site: http://www2.td.utfpr.edu.br/vii_felimat/
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat007.pdf

VIII FELIMAT
organização: UTFPR – Campus de Cornélio Procópio
local: Cornélio Procópio (UTFPR)
data: 15 e 16 de maio de 2014
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat008.pdf

IX FELIMAT
organização: UTFPR – Campus de Curitiba
local: Curitiba (UTFPR)
data: 21 e 22 de maio de 2015
site: http://matematicoalex.wix.com/ix-felimat
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat009.pdf

X FELIMAT
organização: Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Apucarana
local: Apucarana (Unespar)
data: 6 e 17 de junho de 2016
site: http://sbemparana.lwsite.com.br/
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat010.pdf

XI FELIMAT
organização: Universidade Estadual de Maringá (UEM)
local: Maringá (UEM)
data: 01 e 02 de junho de 2017
site: https://sites.google.com/uem.br/xifelimat

XII FELIMAT
organização: Unicentro
local: Guarapuava
data: 23 a 24 de agosto de 2018
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat012.pdf

XIII FELIMAT
organização: Unespar (Campo Mourão)
local: Campo Mourão (Unespar)
data: 06 a 07 de junho de 2019
site: https://sites.google.com/view/xiiifelimat/o-felimat
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat013.pdf

XIV FELIMAT
organização: SBEM e colaboração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Pato Branco
local: virtualmente
data: 09 e 10 de julho de 2021
site: http://sbemparana.com.br/xivfelimat
anais: http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/felimat/felimat012.pdf

XV FELIMAT (on-line)

O Fórum de Licenciaturas em Matemática do Paraná espera por você!

De 01 a 02 de julho de 2022.

SBEM - Regional Paraná