Grupos de discussão

GD1
MATRIZ CURRICULAR E PRÁTICAS/AÇÕES DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO: INICIATIVAS, INOVAÇÕES E PERSPECTIVAS

Objetivo: Debater e analisar as reformas curriculares, estruturais e conceituais desencadeadas pelas Resoluções 02/2015 e 02/2019 (Diretrizes Curriculares para Formação de Professores) e as propostas e desafios para implementação da Resolução 07/2018 (Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira).
Coordenadora:
Relatora:
Assessor
Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino (UEL - Londrina)
Janecler Amorin Colombo (UTFPR - Pato Branco)
Henrique Rizek (UTFPR - Londrina)

GD2
OBJETOS TECNOLÓGICOS E SUJEITOS SOCIAIS: IMPLICAÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Objetivo: Debater e analisar a formação tecnológica dos professores que ensinam matemática no âmbito das licenciaturas de Matemática do estado do Paraná. Tem como pano de fundo as reformas curriculares, estruturais e conceituais desencadeadas pelas Resoluções 02/2015, 02/2019 (Diretrizes Curriculares para Formação de Professores) e os impactos sofridos pela pandemia do COVID-19.
Coordenador:
Relatora:
Assessor
Emerson Rolkouski (UFPR - Curitiba)
Renata Camacho (Unioeste – Foz do Iguaçu)
Sérgio Dantas (Unespar - Apucarana)

GD3
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, PIBID E ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: ENTENDIMENTOS E PRÁTICAS

Objetivo: Debater e analisar a atual conjuntura em que o Estágio Curricular Obrigatório, o Programa Residência Pedagógica (RP) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) estão sendo realizados em meio à pandemia da Covid-19 e as perspectivas de realização para o pós-pandemia. Também será proposta uma discussão acerca dos reflexos que a Resolução CNE-CP 02/2019 tem causado nas ações formativas desenvolvidas no âmbito das instituições paranaenses.
Coordenadora:
Relatora:
Assessora
Magna Natalia Marin Pires (UEL - Londrina)
Emerson Tortola (UTFPR – Toledo)
Mariana Moran (UEM - Maringá)

GD4
INGRESSO, EVASÃO E PERMANÊNCIA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Objetivo: Debater e analisar como as reformas das licenciaturas que formam professores que ensinam matemática no contexto político brasileiro e as consequências da pandemia de Covid -19 influenciam o ingresso, evasão e permanência nos cursos de Licenciatura em Matemática, considerando as condições de trabalho docente.
Coordenador:
Relator:
Assessor
Luciano Ferreira (UNESPAR – Campo Mourão)
Maria Lucia Panossian (UTFPR)
Thiago Ferraiol (UEM - Maringá)

GD5
ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PERSPECTIVAS ATUAIS NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Objetivo: Debater e analisar o panorama atual da educação matemática inclusiva no contexto dos cursos de licenciatura em Matemática no Estado do Paraná, à luz das reestruturações curriculares pautadas nas últimas regulamentações nacionais e estaduais que norteiam a formação de professores.
Coordenador:
Relatora:
Assessora
Fábio Alexandre Borges (UNESPAR - Campo Mourão)
Flávia Dias (UTFPR - Curitiba)
Letícia Celeste (Unespar - Apucarana)

XIV FELIMAT (on-line)

O Fórum de Licenciaturas em Matemática do Paraná espera por você!

De 09 a 10 de julho de 2021.

SBEM - Regional Paraná