18 a 20 de Outubro de 2018

VIII Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática


"Modelagem e a sala de aula"

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SOBRE

A oitava edição do Encontro Paranaense sobre Modelagem na Educação Matemática, VIII EPMEM, que tem como sede a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, UNIOESTE, campus Cascavel, é um marco para a comunidade paranaense de Modelagem, pois será o a primeira edição como um evento oficial da Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná. Essa oficialização demarca a legitimidade e o pioneirismo da comunidade de pesquisadores em Modelagem na Educação Matemática Paranaense.

Ao lado disso, considerando a maturidade a que os estudos e práticas de Modelagem chegaram, as comissões organizadora e científica decidiram pelo tema “ Modelagem e sala de aula” por entender que todo o trabalho que desenvolvemos, em maior ou menor grau, depende e se dirige às nossas salas de aula de matemática. Diante disso, esperamos, simultaneamente, atender às demandas práticas concernentes à Modelagem e abrir um espaço ainda mais estreito e produtivo com os professores da Educação Básica e Ensino Superior, sem perder de vista a devida articulação entre o rigor da pesquisa e as ações desenvolvidas no contexto da sala de aula.

Local:
Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel

EVENTOS ANTERIORES

A Modelagem Matemática na Educação Matemática, embora consolidada em nível internacional desde meados do século XX, se fortaleceu no Brasil a partir dos anos de 1990. Esse fortalecimento deu margem à criação de eventos específicos com o intuito de fomentar e aprofundar os debates sobre o tema. O EPMEM – Encontro Paranaense de Modelagem na Educação Matemática é um desses eventos com periodicidade bienal e foi reconhecido como um evento oficial Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Regional Paraná, SBEM-PR, durante a assembleia de encerramento do XIV Encontro Paranaense de Educação Matemática, EPREM, no ano de 2017.

O EPMEM teve sua origem na UEL – Universidade Estadual de Londrina, que sediou o I EPMEM no ano de 2004, buscando dar visibilidade às discussões realizadas na instituição e colocá-las em debate com professores e pesquisadores de outras regiões brasileiras. Porém, o evento foi além, constituindo-se em um impulso para aproximar diversos pesquisadores que se dedicavam ao tema no estado do Paraná.

O II EPMEM, com o tema “Práticas, Críticas e Perspectivas da Modelagem na Educação Matemática”, realizou-se em Apucarana em 2006 organizado pela FAP – Faculdade de Apucarana.

O III EPMEM, com o tema “Perspectivas da Modelagem Matemática no Ensino”, realizou-se em Guarapuava em 2008 organizado pela UNICENTRO.

O IV EPMEM, com o tema “Modelagem Matemática: Perspectivas Interdisciplinares para o Ensino e Aprendizagem da Matemática”, realizou-se em Maringá em 2010 organizado pela UEM e a FECILCAM – Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão.

O V EPMEM, com o tema “Diferentes Olhares para a Pesquisa e a Prática da Modelagem Matemática na Educação Matemática no Paraná”, realizou-se em Toledo em 2012 organizado pela UTFPR/Campus Toledo.

O VI EPMEM, comemorando os 10 anos de realização do evento, foi realizado na cidade de Curitiba em 2014, sendo organizado pela UFPR e UTFPR/Campus Curitiba e teve como tema central “Rumos e avanços da Modelagem Matemática na Educação Matemática”.

O VII EPMEM - retornou à Londrina e, com uma parceria entre a UEL e a UTFPR, indicando novos núcleos de pesquisa sobre o tema, foi em 2016 e teve como tema “Modelagem Matemática em debate: diálogos, reflexões e desafios”.

COMISSÕES

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Tiago Emanuel Klüber - UNIOESTE - Cascavel – Coordenador
Profa. Ms. Carla Melli Tambarussi – UNESP – Rio Claro
Prof. Ms. Renato Francisco Merli – UTFPR – Toledo
Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan – UTFPR – Toledo
Prof. Dr. Sérgio Carrazedo Dantas – UNESPAR – Apucarana

Comissão Organizadora Local

Prof. Esp. Adan Santos Martens – UNIOESTE – Cascavel
Prof. Esp. Cristiane Elise Reich Matioli – UNIOESTE – Foz do Iguaçu
Prof. Ms. Daniel Zampieri Loureiro – UNIVEL– Cascavel
Prof. Ms. Elhane de Fátima Fritsch Cararo – SEED– Francisco Beltrão
Prof. Esp. Felipe José Rezende de Carvalho – UNIOESTE – Foz do Iguaçu
Prof. Ms. Gabriele de Sousa Lins Mutti – UNIOESTE – Cascavel
Prof. Esp. Lucimara Aparecida dos Santos – UNIOESTE – Foz do Iguaçu
Prof. Maiara Aline Junkerfeurbom – UNIOESTE – Foz do Iguaçu
Prof. Ms. Marcio Virginio da Silva – SEED – Assis Chateaubriand
Prof. Esp. Patrick Bellei – UNIOESTE – Foz do Iguaçu
Prof. Ms. Silvio Rogerio Martins – SEED – Foz do Iguaçu
Prof. Ms. Wellington Piveta Oliveira – UEM – Maringá

Comissão Científica

Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan, UTFPR-Toledo – Coordenador
Profª Drª Ana Paula dos Santos Malheiros, UNESP
Prof. Dr. Dionísio Burak, UNICENTRO/UEPG
Prof. Dr. José Carlos Cifuentes Vasquez, UFPR
Profª Drª Karina Alessandra Pessoa da Silva, UTFPR-Londrina
Profª Drª Lilian Akemi Kato, UEM
Profª Drª Lourdes Maria Werle de Almeida, UEL
Profª Drª Jussara de Loiola Araújo, UFMG
Prof. Dr. Tiago Emanuel Klüber, UNIOESTE-Cascavel


Comissão de Pareceristas

Em construção

AGENDA

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PROGRAMAÇÃO

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PAINEL DE ABERTURA

Modelagem e a Sala de Aula
Profa. Dra. Lourdes Maria Werle de Almeida
Profa. Ma. Gabriele de Sousa Lins Mutti
Profa. Dra. Jussara de Loiola Araújo – mediadora

PAINEL DE ENCERRAMENTO

Modelagem Matemática e Inclusão
Prof. Dr. José Carlos Cifuentes
Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan - mediador


MESAS DE DEBATE

Mesa 1 – Formação de Professores em Modelagem e a Sala de Aula
Prof. Dr. Tiago Emanuel Klüber
Profa. Dra. Ana Paula dos Santos Malheiros
Profa. Dra. Barbara Cândido Braz


Mesa 2 – Modelagem Matemática, Tecnologias e a Sala de Aula
Profa. Dra. Adriana Helena Borssoi
Prof. Dr. Carlos Roberto Ferreira
Prof. Dr. Rodrigo Dalla Vecchia


MINICURSOS

Minicurso 1 - Articulando atividades de Modelagem Matemática nos diferentes níveis de escolaridade
Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan
Profa. Dra. Karina Alessandra Pessoa da Silva


Minicurso 2 - Modelagem Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Profa. Ma. Vantielen da Silva Silva
Prof. Dr. Dionísio Burak


Minicurso 3 - Modelagem Matemática no Ensino de Geometria
Prof. Dr. Dirceu dos Santos Brito


Minicurso 4 - O uso de recursos tecnológicos em atividades de Modelagem no Ensino Médio
Prof. Dr. Emerson Tortola
Prof. Me. Renato Francisco Merli


Minicurso 5 - Modelagem Matemática em disciplinas do Ensino Superior
Profa. Dra. Lilian Akemi Kato
Profa. Dra. Michele Carvalho de Barros


Minicurso 6 - Como surgem os problemas matemáticos em atividades de Modelagem Matemática?
Profa. Dra. Jussara de Loiola Araújo


SESSÕES

Sessão Sala de Aula
Profa. Ma. Carla Melli Tambarussi
Profa. Ma. Elenice Josefa Kolancko Setti


Sessão Pesquisa
Prof. Dr. Rodolfo Eduardo Vertuan
Prof. Dr. Tiago Emanuel Klüber


PALESTRANTES

Clique na foto para maiores informações

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Lourdes Maria Werle de
ALMEIDA

UEL - Londrina

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Gabriele de Sousa Lins
MUTTI

SEED - Foz do Iguaçu

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Jussara de Loiola
ARAÚJO

UFMG - Belo Horizonte

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José Carlos
CIFUENTES

UFPR - Curitiba

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Rodolfo Eduardo
VERTUAN

UTFPR - Toledo

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Tiago Emanuel
KLÜBER

UNIOESTE - Cascavel

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Ana Paula dos Santos
MALHEIROS

UNESP - São José do Rio Preto

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Barbara Cândido
BRAZ

UFPR - Jandaia do Sul

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Adriana Helena
BORSSOI

UTFPR - Londrina

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Carlos Roberto
FERREIRA

UNICENTRO - Guarapuava

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Rodrigo Dalla
VECCHIA

UFRGS - Porto Alegre

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Karina Alessandra Pessoa da
SILVA

UTFPR - Londrina

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Vantielen da Silva
SILVA

UNICENTRO - Guarapuava

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Dionísio
BURAK

UNICENTRO - Guarapuava

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Dirceu dos Santos
BRITO

SEED - Londrina

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Emerson
TORTOLA

UTFPR - Toledo

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Renato Francisco
MERLI

UTFPR - Toledo

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Lilian Akemi
KATO

UEM - Maringá

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Michele Carvalho de
BARROS

UTFPR - Campo Mourão

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Carla Melli
TAMBARUSSI

UNESP - Rio Claro

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Elenice Josefa Kolancko
SETTI

IFPR - Assis Chateaubriand

INSCRIÇÕES

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Inscrição individual









Ante de clicar em enviar, anote os dados bancários da página que será carregada, realize o pagamento da taxa de inscrição de acordo com a categoria e o período para que sua inscrição seja efetivada e envie o comprovante de pagamento para viiiepmem@gmail.com

  • Banco: Banco do Brasil
  • Titulares da Conta: Karina Alessandra Pessoa da Silva e Rodolfo Eduardo Vertuan
    (1ª tesoureira e diretor da SBEM-PR)
  • Agência: 1212-2
  • Conta Corrente: 57737-5

Após clicar em enviar, você receberá automaticamente um email de confirmação.
Caso não receba, entre em contato com a equipe organizadora.

TRABALHOS

Para submissão de trabalhos, é necessário que a inscrição de pelo menos um dos autores esteja paga.

E para a publicação do trabalho nos anais do evento, é necessário que todos os autores estejam com suas inscrições pagas.

Os textos podem ser submetidos à análise da Comissão de Arbitragem nas modalidades:

Comunicação Científica: constitui-se em trabalho que expresse uma pesquisa concluída ou em andamento (e, nesse caso, com resultados parciais) na área de Modelagem Matemática com enfoque no tema central do evento;

Relato de Experiência: constitui-se no relato de uma experiência de ensino já realizada, organizada e documentada na área de Modelagem Matemática com enfoque no tema central do evento; é importante que o texto contemple uma descrição detalhada do desenvolvimento da experiência com observações e reflexões do autor.

Práticas de Sala de Aula: é uma modalidade de submissão de trabalhos específica para professores que atuam na Educação Básica. Trata-se de um resumo expandido que apresente uma prática de sala de aula com Modelagem Matemática, que tenha sido realizada em escolas da Educação Básica. Tem o objetivo de divulgar e discutir a experiência de docentes que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Normas:

Para todas as modalidades é disponibilizado “arquivo padrão” (template) com todas as normas técnicas requeridas para os textos submetidos.

Clique aqui para o download do Template

Os trabalhos devem ser submetidos via sistema próprio do evento: Eventos SBEM/PR

Somente serão aceitos os trabalhos que estiverem de acordo com as normas detalhadas no Template.

O arquivo deve ser enviado com o nome: “CC” (para Comunicação Científica), “RE” (para Relato de Experiência) ou “PSA” (para Práticas de Sala de Aula) + CPF do 1º autor. Por exemplo: CC01234567890.

O texto das modalidades CC e RE devem conter entre 8 e 15 páginas, já inclusos referências e anexos. Já os textos da modalidade PSA devem conter entre 2 e 6 páginas, com descrição detalhada da atividade de Modelagem realizada com os alunos.

Quanto às normas do texto:

1) As margens superior e esquerda devem ser configuradas para 3 cm e as margens direita e inferior para 2 cm. As páginas não devem ser numeradas.

2) Resumo consiste em um texto escrito em parágrafo único, espaçamento entre linhas simples, fonte Times New Roman, tamanho da fonte 10pt, alinhamento justificado, sem recuo na primeira linha, contendo no máximo 200 palavras.

3) Devem-se apresentar no máximo 3 palavras-chave, separadas por ponto e vírgula.

4) Os títulos das seções devem ser digitados em fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, negrito e com efeito versalete, posicionados na margem esquerda. Caso utilize subseções, seus títulos devem ser formados com fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, sem negrito e com efeito versalete, também posicionados à margem esquerda.

5) Separe sempre um novo título da seção anterior por um espaço.

6) O texto das seções deve ser digitado utilizando fonte Times New Roman, tamanho 12 pt, sem negrito e sem efeitos. Deve ser justificado e com espaçamento entre linhas 1,5.

7) Para palavras estrangeiras, utilizar itálico.

8) Para Tabelas utilize a formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 10 pt, centralizada, espaçamento simples e numerada.

9) Separar Tabelas, Figuras e/ou Quadros do texto por um espaço antes e um depois de tamanho 10 pt e espaçamento simples.

10) Para incluir notas de rodapé utilize a ferramenta do Word.

11) As referências devem ser apresentadas ao final do texto contendo, exclusivamente, as obras citadas e observando as normas da ABNT em vigor.

LOCAL

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Cascavel


MAIS INFORMAÇÕES:

Entre em contato conosco:
viiiepmem@gmail.com

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