Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

GT1 - Matemática na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES, ANÁLISE E CONCLUSÕES A PARTIR DOS DADOS: COMO INVESTIGAR A COMPREENSÃO DESSAS FASES DO CICLO INVESTIGATIVO PDF
Erica Cavalcanti, Gilda Guimarães
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM INSTITUIÇÕES DO OBSERVATÓRIO INTERNACIONAL PDF
Edvonete Souza de Alencar
PLANEJAMENTO, EXPLORAÇÃO E ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PELOS PROFESSORES EM UMA FORMAÇÃO CONTINUADA ENVOLVENDO NOÇÕES DE PRÉ-ÁLGEBRA PDF
Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Ieda Maria Giongo
AFINAL, ESTÁ CERTO OU ERRADO? UM ESTUDO SOBRE INDICAÇÕES DE USO DE BLOCOS BASE DEZ EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA NO BRASIL PDF
EVERALDO SILVEIRA
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA ESCOLAR: UMA PRODUÇÃO SUBJETIVA PDF
Amanda Marina Andrade Medeiros, Cristiano Alberto Muniz
COMBINATÓRIA: CURRÍCULOS PRESCRITO E APRESENTADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PDF
Glauce Vilela Martins, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
MEASURING-PROPORTIONALITY PERSPECTIVE OF FRACTIONS: A HISTORICAL AND NEUROCOGNITIVE PERSPECTIVE PDF
Arthur Belford Powell
DIÁLOGO ENTRE CRIANÇAS: INVESTIGANDO A PRESENÇA DOS ATOS DIALÓGICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA DOS ANOS INICIAIS PDF
Ana Carolina Faustino
UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE OS CONHECIMENTOS PROFISSIONAIS DE PROFESSORES PARTICIPANTES DE UM GRUPO DE ESTUDOS ACERCA DA PROPORCIONALIDADE PDF
Angélica da Fontoura Garcia Silva, Sandra Cristina Lopes, Ruy Cesar Pietropaolo, Tânia Maria Mendonça Campos
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS SOBRE MATEMÁTICA PDF
Nelma Sgarbosa Roman de Araújo, Regina Maria Pavanello
FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES NO ENSINO DOS ANOS INICIAIS: PERSPECTIVAS E TRANSFORMAÇÕES DOS SABERES DOCENTES PDF
Loise Tarouquela Medeiros
GEOMETRIA E EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE DIZEM OS PESQUISADORES? PDF
Leila Pessôa Da Costa, Regina Maria Pavanello
INDÍCIOS DE APRENDIZAGENS MATEMÁTICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL A PARTIR DA METODOLOGIA LESSON STUDY PDF
EDDA CURI
Um estudo sobre a resolução de tarefas matemáticas realizadas por 4º ano do Ensino Fundamental analisadas na perspectiva do sentido de número PDF
Milena Conceição Coutinho, Giovana Pereira Sander, Nelson Antonio Pirola
A PRODUÇÃO DE TEXTOS ALGÉBRICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Ana Virginia Luna, Elizabeth Gomes Souza, Larissa Borges de Souza Lima

GT2 - Educação Matemática nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio

CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE UMA UNIDADE DE ENSINO E APRENDIZAGEM (UEA) PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PDF
Carmen Teresa Kaiber
O JOGO ALÉM DO JOGAR: O POTENCIAL DO DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO PARA O PROCESSO DE APRENDIZADO EM MATEMÁTICA PDF
Juliana Campos Sabino de Souza, Mateus Gianni Fonseca
A competência de Resolução de Problemas que envolvem o Pensamento Algébrico: um experimento no 9º ano do Ensino Fundamental PDF
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
CONTRIBUIÇÕES DA GEOMETRIA DINÂMICA NA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA PERSPECTIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Maria Elisa Esteves Lopes Galvão, Vera Helena Giusti de Souza, Lucas Cunha Bastos
Exploración del Potencial para aprender álgebra a través del descubrimiento y generalización de patrones PDF
Luis Rolando Padilla, Lilian Nohemy López, Evelin Johana Lagos, Josué Alejandro Izaguirre
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: DIFERENTES ABORDAGENS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Ana Paula Krein Müller, Maria Madalena Dullius
EDUCAÇÃO FINANCEIRA E MATEMÁTICA FINANCEIRA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
JOÃO BOSCO LAUDARES, Clistenes Lopes Cunha
SENTIDOS ATRIBUÍDOS PELOS PROFESSORES À FUNÇÃO EXPONENCIAL NA OFICINA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA PDF
Adnielson Lima da Silva, Maria Lucia Panossian, Luciane Ferreira Mocrosky
O DESEMPENHO DE ESTUDANTES DE SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM SITUAÇÕES DE CONFIGURAÇÃO RETANGULAR PDF
Gabriela dos Santos Barbosa
UMA ANÁLISE REFLEXIVA SOBRE A ABORDAGEM DO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS EM LIVROS DIDÁTICOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
RENATA ARRUDA BARROS, TAISSA DA SILVA LIMA BOAVENTURA
ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE FUNÇÕES COMPOSTA E INVERSA DE FUNÇÕES POLINOMIAIS DE PRIMEIRO GRAU PDF
Jeferson Silva Gonçalves, Rosana Nogueira Lima
AÇÕES COLABORATIVAS FORTALECENDO CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E DO ENSINO MÉDIO - MEMBROS DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA PDF
Ana Paula Barbosa de Lima, Rute Elizabete de S. Rosa Borba
TEOREMA DE TALES: UM OLHAR SOBRE AS PUBLICAÇÕES DO ENEM NOS ÚLTIMOS 20 ANOS PDF
Cristiano de Souza Brito
OS FENÔMENOS PERIÓDICOS NAS FUNÇÕES TRIGONOMÉTRICAS: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM A BICICLETA PDF
FELIPE COSTA
UM OLHAR SOBRE A FACE OCULTA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA ENVOLVENDO SISTEMAS LINEARES PDF
Wagner Gomes Barroso Abrantes, Tula Maria Rocha Morais, Luiz Gonzaga Xavier Barros
GEOMETRIA EUCLIDIANA ESPACIAL: INTERLOCUÇÃO ENTRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A SALA DE AULA PDF
Rúbia Barcelos Amaral-Schio, Liara Alves Gentil, Sandy Barros Potyrala
INTEGRAÇÃO CURRICULAR NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DE PROJETOS DE FEIRAS DE MATEMÁTICA PDF
Lauro Chagas e Sá, Araceli Gonçalves, Leandro Furlam Turi

GT3 - Currículo e Educação Matemática

A aprendizagem do professor mediada por sua relação com materiais curriculares de Matemática PDF
Katia Lima, Gilberto Januario, Ana Lúcia Manrique
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: CONCEPÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE CANOAS PDF
Claudia Lisete Oliveira Groenwald
UMA ANÁLISE DA GEOMETRIA NOS MATERIAIS CURRICULARES BRASILEIROS PELO ENFOQUE ONTOSSEMIÓTICO PDF
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Fernanda Lisboa Ribeiro
QUESTÕES CURRICULARES PRESENTES NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM ESTADO DA ARTE PDF
Wagner Barbosa de Lima Palanch, Adriano Vargas Freitas
Contribuições do Projeto “Estudo Comparativo sobre o Ensino de Matemática em Currículos de Educação Profissional Técnica: Brasil e Estados Unidos” para Estudos Curriculares em Educação Matemática Comparativa PDF
Harryson Júnio Lessa Gonçalves, Ana Lúcia Braz Dias, Deise Aparecida Peralta
A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NOS DOCUMENTOS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR OFICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA PDF
Cidimar Andreatta, Norma Suely Gomes Allevato
UM CURRÍCULO-EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: ENDEREÇAMENTOS A UM SUJEITO PROFESSOR PDF
Júlio César Gomes de Oliveira, Deise Maria Xavier de Barros Souza
AS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE PARA A CONSTITUIÇÃO DOS DISCURSOS SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO PDF
Camila Aparecida Lopes Coradetti Manoel, Alan Pereira Manoel, Ricardo Gomes Asssunção
A EDUCAÇÃO, A ESCOLA E AS DISCIPLINAS ESCOLARES DO PONTO DE VISTA DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Elenilton Vieira Godoy, Fabio Gerab, Vinício de Macedo Santos
O TRABALHO COM TEMÁTICAS NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO PDF
Clarissa de Assis Olgin
O CURRÍCULO E SUAS RELAÇÕES COM A MATEMÁTICA: CONCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO PDF
Maria Elizabete Souza Couto, Zulma Elizabete de Freitas Madruga
UM ESTUDO SOBRE A RELAÇÃO DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS COM A MATEMÁTICA PDF
Carla Cristina Pompeu, Vinicio Macedo Santos
(A)ONDE ESTÁ A MATEMÁTICA? PDF
Débora Reis Pacheco, Marcio Antonio da Silva
MUDANÇAS CURRICULARES NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFRJ NAS DÉCADAS DE 1980 E 1990: UMA NARRATIVA POSSÍVEL PDF
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo
POSSIBLIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFFLUMINENSE: DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS PEDAGÓGICOS CONTEXTUALIZADOS PDF
Poliana Figueiredo Cardoso Rodrigues, Ana Carolina Serra Ribeiro, Lívia Azelman de Faria Abreu, Lívia Ladeira Gomes
A GRANDEZA DE TEMPO COMO UMA TECNOLOGIA POLÍTICA DO CORPO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PDF
Deise Maria Xavier de Barros Souza, Júlio César Gomes de Oliveira
LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA PARA O CAMPO: AQUI TAMBÉM SE APRENDE A SER MÃE PDF
Vanessa Franco Neto
O CIDADÃO MATEMATICAMENTE COMPETENTE NOS CURRÍCULOS E LIVROS DIDÁTICOS BRASILEIROS E SUECOS PDF
Paola Valero, Eva Norén, Marcio Antonio da Silva, Vanessa Franco Neto

GT4 - Educação Matemática no Ensino Superior

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS: UM OLHAR PARA O PROCESSO DE ABSTRAÇÃO PDF
Michelle Andrade Klaiber, Mariany Layne de Souza, Daniele Peres da Silva, Angela Marta Pereira das Dores Savioli
CÁLCULO, ANÁLISE E ÁLGEBRA LINEAR: INDICAÇÕES PARA NOVAS PESQUISAS A PARTIR DAS INVESTIGAÇÕES DO GT04 PDF
Barbara Lutaif Bianchini, Gabriel Loureiro de Lima, Eloiza Gomes
O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DEDUTIVO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PDF
Lilian --- Nasser, João Carlos Caldato Correia
UMA ANÁLISE DAS TRAJETÓRIAS DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE O CONCEITO DE FUNÇÃO PDF
Vânia Bolzan Denardi, Eleni Bisognin
INSUBORDINAÇÃO CRIATIVA NO ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA: DISCUSSÕES E POSSIBILIDADES PDF
Maria Rachel Pinheiro Pessoa Pinto de Queiroz
EXPLORANDO REGISTROS DE REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS NO ENSINO DE INTEGRAIS MÚLTIPLAS A PARTIR DO GEOGEBRA 3D PDF
Frederico da Silva Reis, Márcio Antônio Cometti, Edson Crisostomo dos Santos
O TRABALHO COM CONEXÕES ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
NORMA SUELY GOMES ALLEVATO, Lourdes de la Rosa Onuchic
TRABALHO COLABORATIVO: EM BUSCA DA INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AO ENSINO PRESENCIAL DE GEOMETRIA ANALÍTICA NA UNIVERSIDADE PDF
Érika Maria Chioca Lopes, Arlindo José de Souza Junior
REPRESENTAÇÃO EM GEOMETRIA: UMA HABILIDADE A CONSTRUIR? PDF
José Carlos Pinto Leivas
PESQUISAS BRASILEIRAS SOBRE TECNOLOGIAS DIGITAIS E MODELAGEM MATEMÁTICA NO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL DO ENSINO SUPERIOR PDF
Giselle Moraes Resende Pereira, Arlindo José de Souza Junior
O PIBID COMO ESPAÇO DE DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO ESPECIALIZADO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA PDF
Janecler Aparecida Amorin Colombo, Marlova Estela Caldatto
DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO EM ATIVIDADES COM O USO DE MÍDIAS DIGITAIS PDF
Janine Freitas Mota, Rieuse Lopes Pinto, Ronaldo Dias Ferreira
O ENSINO E APRENDIZAGEM DO CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL NA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA: EM BUSCA DE ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO PDF
Luciana Maria Dias de Ávila Rodrigues, Regina da Silva Pina Neves

GT5 - História da Matemática e Cultura

UM CURRÍCULO TRIVIUM PARA A MATEMÁTICA FUNDAMENTADO NAS PERSPECTIVAS DA ETNOMATEMÁTICA E DA MODELAGEM PDF
Milton Rosa, Daniel Clark Orey
ETNOMATEMÁTICA E PRÁTICA DOCENTE INDÍGENA: A CULTURA COMO EIXO INTEGRADOR PDF
Sandra Maria Nascimento de Mattos, Jose Roberto Linhares de Mattos
INVENTÁRIO DA REALIDADE: UMA POTENCIALIDADE NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PDF
Línlya Sachs
SENTIDOS PRODUZIDOS AO PROCESSO EDUCATIVO A PARTIR DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA COM BASE NA ETNOMATEMÁTICA PDF
Vanessa Silva da Luz, Celiane Costa Machado
A ETNOMATEMÁTICA NA AGRICULTURA FAMILIAR EM UMA COMUNIDADE QUILOMBOLA DA REGIÃO AMAZÔNICA: ELO ENTRE O CONHECIMENTO EMPÍRICO E O ESCOLARIZADO PDF
Romaro Antonio Silva, Jose Roberto Linhares de Mattos
APROXIMAÇÕES DA ETNOMATEMÁTICA E INTERCULTURALIDADE NAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS COM A TEMÁTICA INDÍGENA PDF
MARIA APARECIDA MENDES DE OLIVEIRA
ETNOMATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA: UM OLHAR SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO BRASIL PDF
RODRIGO TADEU PEREIRA DA COSTA, CRISTIANE COPPE DE OLIVEIRA
SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRABALHO E DA ECONOMIA SOLIDÁRIA PDF
Geisa Zilli Shinkawa da Silva, Marcela Aparecida Penteado Rossini, Renata Cristina Geromel Meneghetti
A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA COMO UMA PERSPECTIVA PARA A FORMAÇÃO HUMANA DO FUTURO PROFESSOR PDF
Janine Barbosa Lima Fransolin
ETNOMATEMÁTICA, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E PROFESSORES DA ESCOLA BÁSICA PDF
Marli Teresinha Quartieri, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt
HISTÓRIA E AS REGRAS DO DISCURSO MATEMÁTICO: UMA PROPOSTA PARA INTEGRAR A HISTÓRIA DA MATEMÁTICA AO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Aline Caetano da Silva Bernardes
CONTRIBUIÇÕES DA SOCIOLOGIA NA INTERPRETAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA PARA A SALA DE AULA PDF
Luzia de Fatima Barbosa Fernandes

GT6 - Educação Matemática: novas tecnologias e educação a distância

MULTINUMERAMENTO NO WHATSAPP: IMAGENS EM SMARTPHONES COM TELAS DA NEUROCIÊNCIA PDF
Wagner da Silveira Marques, Marcelo Almeida Bairral
UMA LENTE PARA ANALISAR A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS AO ENSINO EXPLORATÓRIO DE MATEMÁTICA PDF
Maria Ivete Basniak, Everton José Goldoni Estevam
POR TRÁS DAS CÂMERAS...MATEMÁTICA, VÍDEOS: UM OLHAR A PARTIR DA SEMIÓTICA SOCIAL PDF
Vanessa Oechsler, Marcelo de Carvalho Borba
PRODUÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICO E TECNOLÓGICO NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM O GEOGEBRA PDF
Sérgio Carrazedo Dantas, Loreni Aparecida Ferreira Baldini
REPRESENTAÇÕES DINÂMICAS DE FUNÇÕES: O SOFTWARE SIMCALC E A ANÁLISE DE PONTOS MÁXIMOS E DE MÍNIMOS PDF
Paulo Rogério Renk, Rosana Nogueira de Lima
ENSINO DE MATEMÁTICA E A TEORIA DO MOBILE LEARNING: UM REVISÃO SISTEMÁTICA PDF
Learcino dos Santos Luiz
CAPTURA E ANÁLISE DE INTERAÇÕES EM TELAS SENSÍVEIS AO TOQUE PDF
Alexandre Rodrigues de Assis, Marcos Paulo Henrique, Marcelo Almeida Bairral
RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA EM UMA PROPOSTA DE REVISÃO DE MATEMÁTICA NA MODALIDADE DE ENSINO HÍBRIDO PDF
Celina Abar, Eliana Calixto Santos
CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE O USO DE SOFTWARES COMO AUXILIARES PEDAGÓGICOS NA MATEMÁTICA PDF
Romildo Pereira Cruz
REFLEXÕES SOBRE JOGOS EM AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL PDF
Claudete Cargnin, Silvia Terezinha Frizzarini, Dayane Moara Coutinho, Milena Molitor

GT7 - Formação de professores que ensinam Matemática

FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PARA NÃO ATUAREM NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Henrique Rizek Elias, Línlya Sachs
IDENTIDADE E PARTICIPAÇÃO EM MESTRADOS PROFISSIONAIS: ENTRETECENDO TENSÕES E DISCURSOS ENTRE O MUNDO ACADÊMICO E O DA PRÁTICA DOCENTE PDF
Ana Leticia Losano, Dario Fiorentini
PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM FORMAÇÃO: PROCESSO DE APROPRIAÇAO DA AVALIAÇÃO COMO ASPECTO CONSTITUINTE DA ATIVIDADE PEDAGÓGICA PDF
Maria Marta da Silva, Wellington Lima Cedro
OFICINAS-EXPERIÊNCIA NUMA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA A PROBLEMATIZAÇÃO DE SI MESMA PDF
DEBORA REGINA WAGNER, CLÁUDIA REGINA FLORES
ABORDAGEM INVESTIGATIVA EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA INVESTIGAÇÃO COM CASOS DE ENSINO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
DENISE Knorst da Silva
AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Adriana Fátima de Souza Miola, Patricia Sandalo Pereira
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UM PANORAMA DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PDF
Cirléia Pereira Barbosa, Celi Espasandin Lopes
OS PROFESSORES E A SUBORDINAÇÃO “ATIVA E CONSENTIDA” NA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DE MATEMÁTICA PDF
Elaine Sampaio Araujo
AS RELAÇÕES DIALÉTICAS ATRIBUÍDAS AO JOGO NO MOVIMENTO FORMATIVO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA PDF
Bruno Silva Silvestre, Wellington Lima Cedro
O BALANÇO ENTRE RISCO E CONFORTO COMO ESTRATÉGIA PARA PROMOVER MUDANÇAS NA PRÁTICA PDF
Rita Santos Guimarães, Leonardo Barichello
CONEXÃO ENTRE A DÍADE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
KELY FABRICIA PEREIRA NOGUEIRA, PATRICIA SANDALO PEREIRA
AS RELAÇÕES ESTABELECIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: DE ALUNO A PROFESSOR PDF
Patrícia Perlin, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Sentidos sobre Problemas na formação inicial de professores de matemática PDF
Wellington Pereira das Virgens, Vanessa Dias Moretti
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE FORMADORAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA QUE SÃO INVESTIGADORAS DA DOCÊNCIA: DE ESTUDANTE A PROFESSORA PDF
Flávia Cristina Figueiredo Coura, Cármen Lúcia Bracaglion Passos
Narrativas de aulas e design research como práticas de formação do professor que ensina matemática PDF
Adair Mendes Nacarato, Kátia Gabriela Moreira
A PREPARAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: UMA PROPOSTA ESTADUNIDENSE NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA NO BRASIL PDF
Sabrina Bobsin Salazar, Patrícia da Conceição Fantinel, Daniela Stevanin Hoffmann
A Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais em Matemática: um híbrido de lógicas recontextualizadas PDF
Sueli Fanizzi
TENSÕES ENTRE OS TEXTOS MOVIDOS DA MATEMÁTICA ESCOLAR E O DISCURSO PEDAGÓGICO DO PROFMAT PDF
FLÁVIA CRISTINA DE MACÊDO SANTANA, JAQUELINE DE SOUZA PEREIRA GRILO, JONEI CERQUEIRA BARBOSA
DIÁLOGO, INVESTIGAÇÃO E CRITICIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM UMA LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO PDF
Aldinete Silvino Lima, Iranete Maria Silva Lima
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A JUSTIÇA SOCIAL E A EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS DE LETRAMENTO PDF
Fernando Luis Pereira Fernandes, Maria do Carmo de Sousa
A ATIVIDADE PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE MATEMÁTICA PDF
Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco, Alexandre Krüger Zocolotti
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTUDOS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: PROTAGONISMOS E POSSIBILIDADES PDF
Neura Maria De Rossi Giusti, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo
Formação de professores e cultura matemática: um estudo no contexto de uma disciplina de Análise Real PDF
Victor Augusto Giraldo, Diego Matos, Wellerson Quintaneiro
APRENDIZAGENS DOCENTES SITUADAS E MOBILIZADAS NOS ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UMA COMUNIDADE DE PRÁTICA PDF
Douglas da Silva Tinti, Ana Lúcia Manrique
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E USO DE TECNOLOGIA: EXPERIÊNCIA COM O GEOGEBRA NA MODALIDADE EAD. PDF
Vandoir Stormowski
MAPEAMENTO E ESTADO DA PESQUISA SOBRE O PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA COMO CAMPO DE ESTUDO PDF
Dario Fiorentini
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO E ESPECIALIZADO DO PROFESSOR DE E QUE ENSINA MATEMÁTICA – UMA DISCUSSÃO ARTICULADA EM CONTEXTOS DE FORMAÇÃO PDF
Miguel Ribeiro, Milena Policastro, Alessandra Almeida, Marlova Caldatto, Maria Mellone

GT8 - Avaliação em Educação Matemática

UMA PROVA-ESCRITA-COM-COLA PDF
Cristiano Forster, Regina Luzia Corio de Buriasco
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NO PISA PDF
Maria Isabel Ramalho Ortigão
A UTILIZAÇÃO DA COLA COMO MEIO DE ESTUDO E APRENDIZAGEM: O CASO DE ÍSIS PDF
Juliana Alves de Souza
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA: UM ESTUDO SOBRE MULTICORREÇÃO PDF
Rafael Filipe Novôa Vaz, Lilian Nasser
A QUALIDADE EDUCACIONAL: O QUE DIZEM OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA? PDF
Bruno Damien da Costa Paes Jürgensen
PROVA DE MATEMÁTICA EM FASES NO 5. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Diego Barboza Prestes, Magna Natalia Pires
REDUÇÃO DE CARGA COGNITIVA E DESEMPENHO EM ITENS DE MATEMÁTICA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) PDF
Emiliano Augusto Chagas, Mauricio Urban Kleinke
ASSESSMENT BELIEFS AND PRACTICES IN PRIMARY SCHOOL MATHEMATICS EDUCATION IN BRAZIL PDF
Jutta Cornelia Reuwsaat Justo, Ednei Luis Becher, Marja Van Den Heuvel-Panhuizen, Michiel Veldhuis
CONTRIBUIÇÕES DE UM CURSO DE EXTENSÃO SOBRE AVALIAÇÃO E ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM MATEMÁTICA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SABERES DOCENTES PDF
Dayani Quero Silva, Jader Otavio Dalto
O que estudantes de Matemática disseram em uma ficha de autoavaliação PDF
Gabriel dos Santos e Silva, Regina Luzia Corio de Buriasco
AVALIAÇÃO EM MATEMÁTICA NA PROVA BRASIL E CONDIÇÕES SOCIOCULTURAIS DOS ESTUDANTES E SUAS FAMÍLIAS PDF
Carlos Augusto Aguilar Júnior, Maria Isabel Ramalho Ortigão
CONTEÚDOS CURRICULARES DE MATEMÁTICA E O SARESP: ANÁLISE DE REPERTÓRIOS PROFISSIONAIS DO ENSINO PDF
Juliana Silva de Andrade, Jair Lopes Júnior
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: ENTRE O QUANTITATIVO E O QUALITATIVO PDF
Renata Aparecida Viana, Roberta D´Angela Menduni Bortoloti
AVALIAR COMO ATO DE RESISTÊNCIA PDF
João Ricardo Viola dos Santos

GT9 - Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática

INFLUÊNCIA DAS ABORDAGENS DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS EM ALGUMAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NO BRASIL PDF
Egídio Rodrigues Martins, Nilton Cezar Ferreira, Cecília Pereira Andrade
É possível se ter raciocínio Funcional no nível dos anos iniciais? Uma investigação com estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental PDF
Sandra Magina, Rozimeire Soares de Oliveira Porto
O QUE SABE SOBRE EQUAÇÃO, EM REPRESENTAÇÃO ICÔNICA, OS QUE FORMALMENTE AINDA NÃO SABEM? PDF
Vera Lucia Merlini, Sandra Maria Pinto Magina, Antonio César Nascimento Teixeira
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE DIVISÃO DE PROPORÇÃO SIMPLES POR ESTUDANTES DO 3º E 5º ANOS PDF
Sintria Labres Lautert, Vera Lucia Merlini, Ernani Martins dos Santos
DIMENSÕES SINTÁTICAS, SEMÂNTICAS E PRAGMÁTICAS DA LINGUAGEM NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS (EJA) PDF
Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
VIDEOAULAS E TEORIA DA ATENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PARA SE APRENDER MATEMÁTICA PDF
Egídio Rodrigues Martins, Luis Carlos Leal Junior, Cecília Pereira Andrade, Lilian Esquinelato Silva
RELACIÓN DE LA ESTRUCTURA DE LOS NUMERALES EN LENGUA DE SEÑAS CON EL DESEMPEÑO EN ESTIMACIÓN NUMÉRICA Y CONTEO EN ESTUDIANTES SORDOS COLOMBIANOS Y BRASILEROS PDF
Nohemy Marcela Bedoya-Rios, Beatriz Vargas Dorneles
A CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN E O NÚMERO: uma proposta de atividades inclusivas de contagem PDF
Airton Carrião, Cláudia Cristina Teles Herthel
UMA ESCRITA MULTIMODAL CRIANDO FORMAS DE ENSINAR MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA INDIGENA PDF
Vanessa Sena Tomaz
A Leitura da produção de significados proposta pelo Modelo dos Campos Semânticos PDF
Amarildo Melchiades Silva, Vitor Rezende Almeida

GT10 - Modelagem Matemática

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Gabriele de Sousa Lins Mutti, Tiago Emanuel Klüber
CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA O ENSINO PROPICIADO PELO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM PDF
Eleni Bisognin, VANILDE BISOGNIN
O QUE DIZEM AS CNMEM´S SOBRE AS ATIVIDADES DE MODELAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Ana Paula Malheiros
MODELAGEM MATEMÁTICA E CURRÍCULO: UM CAMINHO ENTRE AS SITUAÇÕES-LIMITES E OS INÉDITOS-VIÁVEIS PDF
REGIS FORNER, ANA PAULA DOS SANTOS MALHEIROS
SOBRE ENSINAR E APRENDER ‘O FAZER’ MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, KARINA ALESSANDRA SILVA, DAIANY CRISTINY RAMOS
AS PRÁTICAS COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ: UM OLHAR PDF
Dionísio Burak, Daniele Regina Penteado
APRENDIZAGEM COLABORATIVA EM MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Karina Alessandra Pessoa da Silva, Adriana Helena Borssoi, Elaine Cristina Ferruzzi
A ATUAÇÃO DO FORMADOR-FORMANDO NUM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Tiago Emanuel Klüber, Carla Melli Tambarussi
A INTEIRAÇÃO E A MATEMATIZAÇÃO EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Thiago Fernando Mendes, Camila Fogaça de Oliveira
PROFESSOR, A AULA HOJE VAI SER DE MATEMÁTICA OU DE MODELAGEM? PDF
JUSSARA DE LOIOLA ARAÚJO, CELIO ROBERTO MELILLO
REFLEXIONES SOBRE METODOLOGÍA CRÍTICA EN AMBIENTES DE MODELACIÓN MATEMÁTICA: DOS INVESTIGACIONES EN EL CONTEXTO COLOMBIANO PDF
Gabriel Mancera, Francisco Camelo, Jussara Araújo
A MATEMATIZAÇÃO NA ARTICULAÇÃO ENTRE REGRAS E EXPERIMENTAÇÃO EMPÍRICA EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
LOURDES MARIA WERLE DE ALMEIDA, Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa
PRÁTICAS DE ENSINO COM MODELAGEM MATEMÁTICA: INFLUÊNCIAS DE MOMENTOS VIVENCIADOS NA FORMAÇÃO INICIAL PDF
Bárbara Cândido Braz, Wellington Piveta Oliveira, Lilian Akemi Kato
UM ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS ACADÊMICAS SOBRE MODELAGEM EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (DE 1979 A 2015) PDF
Maria Rosana Soares, Sonia Barbosa Camargo Igliori
O PAPEL DA INFORMÁTICA NO DESENVOLVIMENTO DE UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA PDF
Rhômulo Oliveira Menezes, Roberta Modesto Braga
CRIATIVIDADE E MODELAGEM MATEMÁTICA: O QUE DIZEM ALUNOS EGRESSOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE SUAS FORMAÇÕES INICIAIS PDF
Rodolfo Eduardo Vertuan, Elenice Josefa K Setti
Modelos Matemáticos em Atividades de Modelagem Matemática: uma terapia filosófica PDF
Bárbara Nivalda Palharini Alvim Sousa, Emerson Tortola, Cintia da Silva

GT11 - Filosofia da Educação Matemática

PRÁTICAS MATEMÁTICAS NA FORMAÇÃO E NA ATUAÇÃO PROFISSIONAL DE ENGENHEIROS PDF
Rejane Siqueira Julio
CALEIDOSCÓPIOS E ESPELHOS NO ENSINO DE GEOMETRIA: ASPECTOS PRAGMÁTICOS E FILOSÓFICOS PDF
Marli Regina dos Santos, Rosemeire de de Fátima Batistela
O MATEMÁTICO: UM ESTUDO NA PERSPECTIVA HEIDEGGERIANA PDF
Fabiane Mondini, Luciane Ferreira Mocroscky, Rosa Monteiro Paulo
O SENTIDO DO TEOREMA DA INCOMPLETUDE DE GÖDEL PARA LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA PDF
Rosemeire de Fátima Batistela, Maria Aparecida Viggiani Bicudo
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO MATEMÁTICO AO ESTAR-COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS PDF
Miliam Juliana Alves Ferreira, Rosa Monteiro Paulo
Pesquisar sala de aula de matemática: entre banalidades e formação docente PDF
Giovani Cammarota, Margareth Ap. Sacramento Rotondo, Sônia Maria Clareto
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E O CONCEITO DE BANALIDADE DO MAL DE HANNAH ARENDT: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PDF
Elisangela Pavanelo
INTENCIONALIDADE E EMPATIA NA ELABORACAO DE RECURSOS PDF
Marli Regina dos Santos, Maria A. V. Bicudo

GT12 - Ensino de probabilidade e estatística

A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA ANTROPOLÓGICA DO DIDÁTICO E A EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS PDF
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Natália Galvão Simão de Souza, Nilceia Datori Barbosa
AS ATITUDES EM RELAÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTATÍSTICA E O DESEMPENHO ACADÊMICO DE ALUNOS DE ALUNOS DE UMA BACHARELADO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIA PDF
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Pedro Rosental Zamora, Thiago Costa de Souza
MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTAÇÕES: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Karla Priscila Schreiber, Mauren Porciúncula
A MODELAGEM MATEMÁTICA E O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO ENSINO DE GRÁFICOS PDF
Celso Ribeiro Campos, Cileda Queiroz e Silva Coutinho
CAMINHOS TRILHADOS PELO GT12 NAS PESQUISAS EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO BRASIL PDF
Suzi Samá
CONTRIBUIÇÕES DA MODELAGEM MATEMÁTICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA LITERACIA ESTATÍSTICA: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO SUPERIOR TECNOLÓGICO PDF
Andréa Pavan Perin
ENSINO EXPLORATÓRIO E PENSAMENTO ESTATÍSTICO PDF
Everton José Goldoni Estevam, Maria Ivete Basniak
EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA E A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: O INCENTIVO AOS PROJETOS PDF
CASSIO CRISTIANO GIORDANO, JOSÉ RONALDO ALVES ARAÚJO
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA EM CURSOS DE PEDAGOGIA PDF
Keli Cristina Conti, Luciana Neves Nunes, Amari Goulart
Educação Estatística e Felicidade: Reflexão sobre suficiência para uma vida saudável e sustentável para o planeta PDF
Diva Valerio Novaes, Vanessa Maciel Mangelot
MAPEAMENTO DOS TRABALHOS PUBLICADOS NO GT 12 DO SIPEM PDF
NATHALIA TORNISIELLO SCARLASSARI, CELI ESPASANDIN LOPES
ENSINO DE ESTATÍSTICA: DISCUSSÃO SOBRE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS APLICADAS POR ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EM AMBIENTE VIRTUAL PDF
AURILUCI DE CARVALHO FIGUEIREDO
TRAJETÓRIAS DIDÁTICAS EM UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA SOBRE PROBABILIDADE COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Ivanildo Carvalho, RUY CESAR PIETROPAOLO
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE ESTATÍSTICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL II, APÓS RESULTADOS DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NAS TURMAS DE 9º ANO DA ESCOLA MARECHAL RONDON – RECIFE – PE. PDF
Anderson Marcolino Santana, Maria das Dores Marcolino de Santana
A PRODUÇÃO DE SIGNIFICAÇÕES SOBRE COMBINATÓRIA EM UMA SALA DE AULA A PARTIR DE UMA PRÁTICA PROBLEMATIZADORA E DIALOGADA PDF
Jaqueline Lixandrão Santos
CONTRIBUIÇÕES DAS PESQUISAS BRASILEIRAS PARA O CAMPO DE INVESTIGAÇÃO E PARA A PRÁTICA EM EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NA INFÂNCIA PDF
Roberta Schnorr Buehring, Regina Célia Grando
A PESQUISA QUANTI-AÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Luciane Souza Velasque, Maria Tereza Serrano Barbosa, Alexandre Sousa Silva
CONHECIMENTOS DE PROFESSORES PARA O ENSINO DE NOÇÕES CONCERNENTES À ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA PDF
Ruy Cesar Pietropaolo, Angelica da Fontoura Garcia Silva, Marta Elid Amorim Mateus

GT13 – Diferença, inclusão e Educação Matemática

INTERPRETAÇÃO EM LIBRAS NA AULA DE MATEMÁTICA: UM DESAFIO PARA O INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS PDF
Gisela Maria da Fonseca Pinto, Claudia Coelho Segadas-Vianna
O PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA (PNAIC): FORMAÇÃO E PRÁTICAS DE PROFESSORES ALFABETIZADORES NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS PDF
Renata Aparecida de Souza, Maria Elizabete Rambo Kochhann
POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS NO ENSINO SUPERIOR E EQUIDADE: QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA? PDF
Guilherme Henrique Gomes da Silva
DIFERENTES FORMAS DE APRESENTAÇÃO DE ENUNCIADOS DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS: SUBSÍDIOS PARA INCLUSÃO DE ESTUDANTES SURDOS PDF
Fábio Alexandre Borges, Clélia Maria Ignatius Nogueira
O PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO (EM MATEMÁTICA): VOZES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL E SUAS MÃES PDF
Fernanda Malinosky Coelho da Rosa
ATIVIDADE DE ENSINO DE MATEMÁTICA COM VÍDEOS: UMA PROPOSTA PARA A INCLUSÃO DE SURDOS PDF
Jurema Lindote Botelho Peixoto, Flaviana Santos Silva
CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EDUCACIONAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DA NOÇÃO DE ADIÇÃO POR ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA PDF
Andiara Cristina de Souza, Guilherme Henrique Gomes da Silva
CONHECIMENTO INTERPRETATIVO DE FUTUROS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS NO ÂMBITO DO PARALELISMO NO CONTEXTOS DE TRABALHO TAMBÉM COM ALUNOS CEGOS PDF
Silvania Couto, Miguel Ribeiro
REFLEXÕES DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA INCLUSIVA E ACESSÍVEL PDF
Carlos Eduardo Rocha dos Santos, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
BREVE HISTÓRICO DA ORIGEM DO GRUPO DE TRABALHO DIFERENÇA, INCLUSÃO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (GT13), SEUS PROPONENTES E PRINCIPAIS PRODUÇÕES PDF
TULA MARIA ROCHA MORAIS, SOLANGE HASSAN AHMAD ALI FERNANDES
PESQUISA SOBRE AUTISMO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: PARTÍCULAS CIENTÍFICAS ESTÃO SENDO IDENTIFICADAS? PDF
Elton de Andrade Viana, Ana Lúcia Manrique
A EDUCAÇÃO DE SURDOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA PDF
Leticia de Medeiros Klõh, Reginaldo Fernando Carneiro
INCLUSÃO E O ENSINO DA MATEMÁTICA SOB A PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PDF
Fabiane Guimaraes Vieira Marcondes, Priscila Coelho Lima
AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE CÁLCULO PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO (TDA) PDF
Luis Fernando Pacheco Pereira, Elisabete Leopoldina da Silva
APRENDIZAGEM MATEMÁTICA SOB UM OLHAR INCLUSIVO: A UTILIZAÇÃO DO ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO PDF
Thiago Ferreira de Paiva, Meire Nadja Meira de Souza
A EMERGÊNCIA DO RACIOCÍNIO ALGÉBRICO: MEDIANDO A RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES POLINOMIAIS DO 1ºGRAU PARA UM ALUNO AUTISTA PDF
Roberta Caetano Fleira, Solange Hassan Ahmad Ali Fernandes
MATH LIBRAS: NOSSOS PRIMEIROS VÍDEOS DE MATEMÁTICA COM LIBRAS PDF
Thais Philipsen Grutzmann, Rozane da Silveira Alves
EL ÁLGEBRA-GEOMÉTRICA DENTRO DE UN AULA INCLUSIVA -SECUENCIA DIDÁCTICA PARA POBLACIÓN CON DISCAPACIDAD VISUAL- PDF
CATHERINE V. BUSTOS
O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO NO INSTITUTO BENJAMIN CONSTANT: UM POSSÍVEL CAMINHO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA PDF
Fábio Garcia Bernardo
DEFICIÊNCIA É.... UM OLHAR DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM AMBIENTES DITOS INOVADORES E CRIATIVOS PDF
Erica Aparecida Capasio Rosa
PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA PDF
RENATA DA SILVA DESSBESEL, SANI DE CARVALHO RUTZ DA SILVA, ELSA MIDORI SHIMAZAKI
RESSIGNIFICAÇÃO DO CONCEITO DE DIAGONAIS DE UM POLÍGONO CONVEXO POR ESTUDANTES SURDOS À LUZ DOS MECANISMOS COMPENSATÓRIOS PDF
Thamires Belo de Jesus, Edmar Reis Thiengo
CONTAGEM: ESTUDO COM ALUNOS SURDOS USUÁRIOS DE LIBRAS PDF
Silene Pereira Madalena
UMA ATIVIDADE SOBRE O SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO PARA UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA PDF
Thaís Philipsen Grützmann

GT14 – Didática da Matemática

IDEIAS BASE DO CONCEITO DE FUNÇÃO MOBILIZADAS (OU NÃO) POR ESTUDANTES DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO PDF
Veridiana Rezende, Clélia Maria Ignatius Nogueira
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA A INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NO 6º. ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Marcia Azevedo Campos
REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA E SUA ARTICULAÇÃO COM A GEOMETRIA DOS FRACTAIS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PDF
Mariana Moran, Veridiana Rezende
A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO DE NÚMERO POR CRIANÇAS SURDAS PDF
BARTIRA FERNANDES TEIXEIRA
A PRÁTICA DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NOS CONTEÚDOS INICIAIS DO ENSINO DE ÁLGEBRA PARA O 8º ANO PDF
Luani Griggio Langwinski, Tânia Stella Bassoi
A INCOMPLETUDE DO TRABALHO INSTITUCIONAL: DA TEORIZAÇÃO ÀS PERSPECTIVAS DE NOVAS PRÁTICAS DOCENTES PDF
Luiz Marcio Santos FARIAS

GT15 – História da Educação Matemática

UMA PROPOSTA DO USO DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, UMA EXPERIÊNCIA COM PROFESSORES DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO PDF
Adriana de Bortoli, Zionice Garbelini Martos Rodrigues
UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA ESCOLAR: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS PDF
Jéssica Ignácio de Souza, Cláudia Regina Flores
TRABALHO MANUAL E GEOMETRIA NO CURSO PRIMÁRIO DO DISTRITO FEDERAL (FINAL DO SÉCULO XIX) PDF
Claudia Regina Boen Frizzarini, Maria Célia Leme da Silva
75 ANOS DE HISTÓRIA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL PDF
Martha Regina Egéa Kleine
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DA FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES QUE ENSINAM/ENSINARAM MATEMÁTICA NO BRASIL PDF
Antonio Vicente Marafioti Garnica
Grupo de Pesquisa História Oral e Educação Matemática: dos estudos sobre História da Educação Matemática (Inclusiva) PDF
Ivete Maria Baraldi
O DESENHO E A PROFISSIONALIDADE DOS PROFESSORES PRIMÁRIOS NO SÉCULO XIX PDF
Maria Cristina Araújo de Oliveira
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE INTERVENÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Heloisa da Silva
GENEALOGIA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DO RIO GRANDE DO NORTE PDF
Wguineuma Pereira Avelino Cardoso, Liliane dos Santos Gutierre
O DESENHO NA REFORMA JOÃO PINHEIRO DE 1906 EM MINAS GERAIS PDF
Andréia Magalhães Dias Almeida
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PELAS EQUAÇÕES ALGÉBRICAS: A PROPOSTA DE TITO CARDOSO DE OLIVEIRA PARA O ENSINO DAS OPERAÇÕES PDF
Luciane de Fatima Bertini, Ivone Lemos da Rocha
História oral, identidade e a constituição de um currículo PDF
Jardel da Silva Costa, Márcia Maria Fusaro Pinto
GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA ORAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: DOS ESTUDOS SOBRE HERMENÊUTICA DE PROFUNDIDADE PDF
Maria Edneia Martins-Salandim
Rizza de Araújo Porto: uma expert em tempos da Escola Nova? PDF
DENISE MEDINA FRANÇA, Edileme Simoes costa santos
MONUMENTOS ARQUITETÔNICOS: UMA FONTE DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PDF
Elmha Coelho Martins Moura
A GEOMETRIA E O MOVIMENTO DA MATEMÁTICA MODERNA EM MINAS GERAIS: referências em práticas de uma professora de Juiz de Fora PDF
Thiago Neves Mendonça
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DE MT E MS: INDÍCIOS DE UM PROJETO GLOBAL DE COLONIALIDADE DE PODER PDF
Ana Maria de Almeida, Luzia Aparecida de Souza


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

ISBN: 978-85-98092-49-2