Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
MATEMÁTICA DO ENSINO DE FRAÇÕES EQUIVALENTES: PRÁTICAS DE ONTEM NA SALA DE AULA DE HOJE
Adriana Menegotto Nierri, Juliana Martendal Salla, Ruth Edite Cosme, Barbara Winiarski Diesel Novaes

Última alteração: 2024-08-24

Resumo


O minicurso objetiva discutir de que maneira a reflexão sobre as práticas de ontem, relativas ao ensino de fração, podem contribuir para as práticas de hoje desenvolvidas nas salas de aula. À luz das pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa da História da Educação Matemática (Ghemat-Pr), numa perspectiva histórico cultural discutiremos sobre os saberes do ensino e da formação a partir da análise de atividades sobre frações equivalentes em livros escolares. A primeira coleção, da década de 1970, mostra o protagonismo de autoras paranaenses de livros didáticos para os primeiros anos de escolarização pertencentes ao NEDEM. A segunda coleção, atual, procura evidenciar as permanências e mudanças na forma de ensinar esse conteúdo. A ideia é que ao final do minicurso os participantes percebam que a sistematização dos saberes para ensinar frações equivalentes não é algo recente, tampouco construído por um indivíduo, mas que foi tendo alterações significativas a partir das discussões pedagógicas.


Texto completo: PDF