Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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A PERCEPÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM RELATO DE TRABALHO COM O TANGRAM
Isabela Bispo Araujo, Natalya Chiliga de Souza, Edilson de Araújo dos Santos, Luciana Figueiredo Lacanallo Arrais

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


Este relato de experiência visa expor as ações de ensino desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado na Educação Infantil, relacionando-a com o desenvolvimento da percepção matemática, explorando a brincadeira na Atividade Pedagógica. O período escolar da educação infantil deve ser pensado e organizado por meio de intervenções pedagógicas que envolvam as brincadeiras e o lúdico, visto que são essas ações de ensino que proporcionam o aprendizado da criança. O ensino de matemática também deve seguir esse pressuposto, portanto, para evidenciar as contribuições do brincar, na educação infantil, para a aprendizagem da matemática, relataremos neste texto as experiências adquiridas ao propor um plano de aula e executá-lo no Estágio Curricular Supervisionado. Pautando-nos na Teoria Histórico-Cultural, partimos de uma literatura infantil e de um jogo, o Tangram, para o desenvolvimento da percepção por meio das figuras geométricas. Ao final, podemos evidenciar que desenvolver a percepção matemática por meio do lúdico é necessário e exige o domínio de conhecimentos e princípios teórico-práticos pelo professor, de modo a, verdadeiramente, potencializar o desenvolvimento intelectual das crianças na Educação Infantil.


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