Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
DESAFIO DOS DEUSES: GAME DESIGN DOCUMENT (GDD) DE UM JOGO PEDAGÓGICO PARA ENSINO DE MATEMÁTICA
João Victor Badoco, Clélia Maria Ignatius Nogueira, Renato Francisco Merli

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


O texto tem como objetivo apresentar o estado atual do desenvolvimento do Game Design Document (GDD) de um jogo educacional baseado na Teoria dos Campos Conceituais (TCC) de Gérard Vergnaud, destinado a estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental, com foco nos conceitos matemáticos do Campo Conceitual Aditivo. O design do jogo será projetado para auxiliar na compreensão e aprendizagem dos conceitos aditivos, proporcionando desafios devem ser apropriados para as habilidades exigidas nos diferentes níveis de escolaridade e compatíveis com a faixa etária dos estudantes aos quais se destinam. Espera-se, como resultado, desenvolver um modelo teórico de jogo para o ensino dos conceitos matemáticos do Campo Conceitual Aditivo, otimizando a experiência do estudante e favorecendo a aprendizagem dos conceitos referentes às estruturas aditivas, respaldado pela Engenharia Didático-Informática (EDI).


Texto completo: PDF