Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA FINANCEIRA COM O USO DO $AE-MAFIN
Camila Heloiza da Silva, Tiago Emanuel Klüber

Última alteração: 2024-08-05

Resumo


A incorporação de conceitos de Matemática Financeira (MF) no currículo educacional desempenha um papel crucial na promoção da alfabetização financeira e na mitigação de desafios sociais e individuais decorrentes da falta de familiaridade com esse conhecimento, ajudando alunos a entenderem juros, empréstimos, investimentos e orçamentos.  Considerando o crescente uso da tecnologia no ensino de MF, que geralmente é associada ao estudo de conceitos mais técnicos utilizados para realizar cálculos financeiros, é importante destacar que a combinação dos conceitos de MF com ferramentas apropriadas pode desempenhar um papel importante no processo de ensino. Neste minicurso será apresentado um roteiro de Resoluções de Problemas (RP) denominado Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação através da RP para Matemática Financeira (MEAA-RP-MF), o qual propõe uma possibilidade de utilização da ferramenta web de acesso livre $AE-MAFIN (Sistema de Apoio ao Ensino de Matemática Financeira) para apoiar o ensino de Matemática Financeira (MF) no Ensino Médio (EM). Dessa forma, o objetivo geral deste minicurso consiste em apresentar atividades de MF pautadas em RP e apoiadas pelo $AE-MAFIN, mostrando suas potencialidades para uso em sala de aula.


Palavras-chave


Educação Financeira; Resolução de Problemas; Ensino Médio.