Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
EXPLORANDO OS OBJETOS DE APRENDIZAGEM SCRATCH EM ATIVIDADES MATEMÁTICAS: UMA EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS
Ana Karen Gonçalves, Josema da Silva de Oliveira, Edson dos Santos Cordeiro, Clodis Boscarioli

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


O uso de tecnologias digitais em atividades escolares é uma demanda que, inclusive, se reflete em documentos oficiais como a Base Nacional Comum Curricular. A página Web do Scratch apresenta um repositório com objetos de aprendizagem voltados para diversas áreas de ensino, inclusive para a Matemática, gratuitos e com características de interatividade, ludicidade e diversidade de recursos áudio visuais. Neste relato de experiência analisamos o uso de objetos de aprendizagem Scratch em uma atividade de revisão de conteúdos matemáticos nos Anos Iniciais. Considerando que a Base Nacional Comum Curricular propõe várias habilidades a serem desenvolvidas com os alunos em cada período escolar, e pelo fato de o relato abordar uma atividade de revisão de conteúdos conduzida ao final do ano letivo, as atividades exploraram conteúdos matemáticos de diversas Unidades Temáticas. Por meio desta experiência, verificou-se que os alunos mostraram proatividade e facilidade ao utilizarem estas ferramentas digitais, bem como revisaram conceitos matemáticos como padrões figurais e numéricos, sequências recursivas e reta numérica. Constatou-se que o uso de objetos de aprendizagem Scratch aumenta as possibilidades de formas de apresentação e revisão de conteúdos educacionais, tornando as aulas mais dinâmicas aos alunos.


Texto completo: PDF