Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: ANÁLISE DE UMA TAREFA EXPLORATÓRIA DE ADIÇÃO
Maria Helena Macedo da Silva, Rosiane Novais da Costa, Eliane Maria de Oliveira Araman

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


O presente artigo traz resultados de uma investigação qualitativa na qual o objetivo foi analisar os processos de raciocínio matemático desenvolvidos por alunos do 1º. ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da cidade de Apucarana-PR ao resolverem uma tarefa de caráter exploratório que abordou os conteúdos de adição e propriedade comutativa. Os dados foram coletados por meio de observação, com suporte de gravação em áudio, vídeo e fotografias. Neste artigo, apresentamos dados relativos a três duplas de alunos ao resolverem a tarefa exploratória proposta. Como resultados, observamos que os alunos, ao resolverem as tarefas, utilizaram conteúdos matemáticos relacionados à adição e percebemos que utilizaram diferentes estratégias de resolução, mobilizando os processos de conjecturar, comparar, justificar e generalizar, evidenciando que tarefas elaboradas e aplicadas numa perspectiva de ensino exploratório contribuem para o desenvolvimento do raciocínio matemático e para a aprendizagem matemática.


Texto completo: PDF