Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
INVESTIGANDO QUANTO TEMPO FALTA PARA O NATAL: UMA PRÁTICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Caroline Zampirolli, Lilian Akemi Kato

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


O presente trabalho apresenta uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida na Educação Infantil, nos níveis do Infantil 4 e 5, com crianças entre 4 e 6 anos de idade, cujo tema proposto foi: “quanto tempo falta para o Natal?”. Nessa atividade, o objetivo foi de investigar as contribuições de uma atividade de Modelagem Matemática em sala de aula na Educação Infantil na construção do conceito de número. Relatamos as formas com que as crianças mobilizaram falas e gestos para responder a questão proposta segundo duas estratégias: contar os dias ou, contar as semanas que faltavam para o Natal. Destaca-se que para além do conceito de número, foi possível trabalhar com outros conceitos previstos para esse nível de ensino, como a noção de tempo, a contagem, os meses e dias da semana e as datas comemorativas. A Modelagem Matemática revela-se como uma estratégia adequada para ser levada para esse nível de ensino, contribuindo para o ensino e a aprendizagem do conceito de número.


Texto completo: PDF