Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
ENSINO DO CONCEITO DE PERÍMETRO DE RET NGULO VIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: UMA EXPERIÊNCIA NO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rafael Machado Silva, Ana Beatriz de Oliveira da Cruz, Marcelo Carlos Proença

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


O conceito de perímetro é um conteúdo abordado no âmbito da geometria, dentro do componente curricular de Matemática para o 4° ano do Ensino Fundamental. Visando a introdução deste conteúdo de modo diferente aos alunos, neste trabalho viemos relatar uma experiência da introdução do conceito de perímetro de retângulo via resolução de problemas, com o uso de cinco ações propostas pelo Ensino-Aprendizagem de Matemática via Resolução de Problemas, bem como uso de materiais concretos como barbante e desenhos. Com o desenvolvimento desta atividade, percebemos que os alunos tiveram interesse em investigar como achar a medida do contorno do retângulo e, por meio da condução da aula, chegaram à compreensão de que o perímetro do retângulo é a soma das medidas de seus lados.


Texto completo: PDF