Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO MATEMÁTICO NO ENSINO FUNDAMENTAL - ANOS INICIAIS: PROBLEMATIZANDO AS AÇÕES DE UMA SALA DE AULA
Aline Cristina Barbosa da Silva, Heliza Colaço Góes

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


O presente trabalho apresenta uma narrativa acerca de uma prática pedagógica realizada em uma escola privada localizada em Curitiba/PR. Ela foi desenvolvida com crianças entre seis e sete anos, que frequentam o primeiro ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Envolveu os conceitos de alfabetização e letramento matemático, especificamente sobre a utilização de um gráfico nessa etapa de ensino. O caminho metodológico apresentado, foi produzido por meio da análise dos registros do diário de bordo da professora, a partir de alguns relatos apresentados pelas crianças durante a realização da prática pedagógica. O objetivo foi apresentar e envolver os estudantes na construção de um gráfico, visando representar quantos da turma já haviam perdido algum dente de leite. Durante a realização, o grupo todo se envolveu em situações de adição e subtração, utilizando materiais concretos, para compreendê-los e se perceberam inseridos na pesquisa. O intuito foi auxiliar as crianças a refinarem suas estratégias para a resolução de uma situação-problema. Percebeu-se que a prática pedagógica desenvolvida e o encaminhamento adotado, favoreceram para que o grupo fosse mobilizado a resolver a questão principal.


Texto completo: PDF