Portal de Eventos da SBEM - PR, XVII ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Tamanho da fonte: 
PERCEPÇÕES DO USO DE JOGOS NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DE UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE LITERATURA
Denise Maria Pallesi, Narjara Boppré Philippi, Marcelo Souza Motta

Última alteração: 2024-08-19

Resumo


Visando constatar estudos que abordam o uso de jogos no contexto educacional, apresenta-se este artigo. Seu objetivo foi mapear e identificar pesquisas dos programas stricto sensu do estado do Paraná que versam sobre o uso de jogos no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a fim de apresentar um panorama destas produções. A pesquisa de abordagem qualitativa, utiliza como procedimento metodológico um mapeamento sistemático de literatura. Em relação às fases do mapeamento, considerou-se quatro etapas, sendo: planejamento, condução, descrição e portfólio bibliográfico. Após as etapas metodológicas, identificou-se 16 estudos, considerando o recorte temporal de janeiro de 2017 a maio de 2024. Essas produções foram categorizadas em quatro focos temáticos: desenvolvimento de jogos; teorias de aprendizagem; formação docente; e jogos de tabuleiro. Os resultados apontam perspectivas favoráveis quanto ao uso de jogos nos processos de ensino e de aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental dado o seu caráter lúdico e motivador.


Texto completo: PDF