Última alteração: 2024-08-23
Resumo
A educação inclusiva busca garantir um ensino equitativo que considere a diversidade dos estudantes em sala de aula, como, no caso desta pesquisa, pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste sentido, este estudo objetiva investigar por meio de revisão sistemática metodologias utilizadas no ensino de matemática, de maneira que estudantes com TEA tenham acesso e se apropriem dos conceitos ensinados na escola. A pesquisa, de abordagem qualitativa, consiste em uma revisão sistemática sobre estudos que abordam o ensino de Matemática para estudantes com TEA. Compreendeu na busca de artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos, por meio das bases Periódicos Capes, Scielo e Google Acadêmico, com os seguintes termos de busca: “ensino” and “estudantes” and “TEA”. A busca resultou na seleção de cinco trabalhos para análise. Os resultados indicam ser necessário o uso de diferentes instrumentos no processo de ensino para promover o acesso e a apropriação do conhecimento matemático pelos estudantes com TEA.