Última alteração: 2017-07-03
Palavras-chave
Referências
BRASIL/COREMEC (2010a). Educação Financeira nas escolas – Ensino Médio. Bloco 1 (Livro do professor). COREMEC, GAP, UNIBANCO.
BRASIL/ENEF (2011b). Estratégia nacional de Educação Financeira – Plano Diretor da ENEF: Anexos. Acedido em 05 novembro 2016 em http://www.vidaedinheiro.gov.br/Legislacao /Arquivo /Plano-Diretor-ENEF-anexos-1.pdf
DE LANGE, J. Mathematics, Insight and Meaning. Utrecht: OW &OC, 1987
FREUDENTHAL, H. Geometry between the devil and the deep sea. Educational Studies in Mathematics. Holanda, v. 3, n. 3-4, p. 413-435, 1971.
______. Matemática nova ou educação nova? Perspectivas, Portugal, v. 9, n.3, p. 317-328, 1979
______. Didactical phenomenology of mathematical structures. Dordrecht: Reidel Publishing Company, 1983.
______. Revisiting Mathematics Education. Netherlands: Kluwer Academic Publishers, 1991.
GRAVEMEIJER, K. P. E. O que torna a Matemática tão difícil e o que podemos fazer para o alterar? Educação matemática: caminhos e encruzilhadas. Lisboa: APM, p. 83-101, 2005.
HOFMAN, R. M, MORO, M.L.F. Educação matemática, contexto e Educação Financeira. XVIII conferência internacional de educação matemática, Recife, 2011
MENDES, M. T. Utilização da Prova em fases como recurso para aprendizagem em aulas de Cálculo. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014.
SANTOS, E. R. Análise de produção escrita em Matemática: de Estratégia de avaliação a estratégia de ensino. 2014. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina. 2014.
STEPHANI, Marcos. Educação Financeira: uma perspectiva interdisciplinar na construção da autonomia do aluno. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre-RS: PUCRS, 2005
TREFFERS, A. Three dimensions: a model of goal and theory description in mathematics instruction – the wiskobas project. Dordrecht: Reidel Publishing Company, 1987
VAN DEN HEUVEL-PANHUIZEN, M. V. D. Assessment and Realistic Mathematics Education. Utrecht: CD-ß Press/Freudenthal Institute, Utrecht University, 1996.
______. Learning-teaching trajectory as a hold for teaching primary-school mathematics in the Netherlands. In: TZAKAKI, 215 M. Didactics of Mathematics and Informatics in Education, 2001, Thessaloniki, Aristotle University of Thessaloniki/University of Macedonia, Thessaloniki, p.21-39.
______. The role of contexts in assessment problems in mathematics. For the Learning Mathematics, Alberta-Canadá, v. 25, n. 2, p. 2-9, 2005. Disponível em: <http://www.fi.uu.nl/~marjah/documents/01-Heuvel.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2016.