Última alteração: 2017-09-08
Palavras-chave
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MC/SEF, 1998. Disponível: < file:///C:/Users/Master/Downloads/PCN-2%C2%BA-C%C3%ADclo.pdf>. Acesso: 01 de abril de 2017.
CARAÇA, B. J. Conceitos Fundamentais da Matemática. Lisboa: Editora Gradiva, 2002.
CARVALHO, S. P. de. Crescimento da criança segundo Piaget. Disponível: <http://www.notapositiva.com/old/trab_estudantes/trab_estudantes/psicologia/psicologia_trabalhos/cresccriancapiaget.htm#vermais>. Acesso: 07 de abril de 2017.
CERETA, A. S; ROMIO, L. C; MARIANI, R. C. P. Formação matemática de professores polivalentes: uma reflexão acerca de produções brasileiras. Disponível: < http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/5205_3241_ID.pdf>. Acesso em: 01 de abril de 2017.
CRUZ, S. P. S.; NETO, J. B. A polivalência no contexto da docência nos anos iniciais da escolarização básica: refletindo sobre experiências de pesquisas. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v17n50/v17n50a08.pdf>. Acesso: 01 de abril de 2017.
GATTI, B. A. Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos. Relatório final (Pedagogia). São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2008
GUIMARÃES, G; BORBA, R. Reflexões Sobre o Ensino de Matemática nos Anos Iniciais de Escolarização. Recife: SBEM, 2009.
MANDARINO, M. C. F. Que conteúdos da matemática escolar professores dos anos iniciais do ensino fundamental priorizam? In: GUIMARÃES, G. BORBA, R. Reflexões sobre o ensino de Matemática nos anos iniciais de escolarização. Recife: SBEM, 2009.
NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
NOGUEIRA, C. M. I.; BELLINI, M.; PAVANELLO, R. M. O ensino de Matemática e das Ciências Naturais nos anos iniciais na perspectiva da epistemologia genética. Curitiba: CRV, 2013.
PARANÁ. Secretária de Educação do Estado do. Diretrizes Curriculares Da Educação Básica Matemática. Paraná: 2008.